© Getty Images
6 tendências internacionais do mundo da nutrição a ter debaixo de olho

6 tendências internacionais do mundo da nutrição a ter debaixo de olho

Desde manteigas de tudo e mais alguma coisa, a farinhas pouco tradicionais, conheça algumas das tendências de nutrição que vão dar que falar nos próximos tempos, a nível mundial.

Por Mar. 4. 2020

Todos os anos, a Whole Foods, uma das maiores redes de supermercados norte-americanas que comercializa produtos naturais, orgânicos e sem conservantes, revela as tendências de alimentação para o ano seguinte. Conheça seis delas.

6 tendências de nutrição de que se vai ouvir falar

1. Agricultura regenerativa

O termo foi bastante mencionado em 2019 e é capaz de assim se manter este ano, até porque agricultores, cientistas e consumidores estão bastante atentos a sistemas agrícolas do género, que melhoram a saúde do solo e ajudam a combater as alterações climáticas.

2. Culinária da África Ocidental

É muito provável que se torne o tipo de culinária mais trendy do ano e que grãos antigos como o fónio, o teff e o millet, bem como superalimentos como a moringa e o tamarindo comecem a proliferar nas prateleiras dos supermercados.

3. Novos menus infantis

Os millennials estão a criar uma nova geração de foodies, bastante atentos e com gostos muito peculiares. A pensar nisso, muitos são os restaurantes a incluir novas propostas nos menus infantis, tais como massas feitas com farinhas alternativas ou nuggets de frango biológico.

4. Manteigas de tudo e mais alguma coisa

De manteiga de ervilhas a manteiga de sementes de melancia, há cada vez mais produtos vegan feitos a partir de sementes e frutos secos para barrar no pão. Por trás desta tendência está a tentativa de as marcas acabarem com o uso de óleo de palma, responsável pela desflorestação que ameaça a existência de algumas espécies animais.

5. Farinhas alternativas

Se calhar, já experimentou cozinhar com farinha de amêndoa ou de coco, mas já ouviu falar em farinha de banana? As farinhas feitas a partir de frutas e vegetais vão fazer parte do cardápio de vários restaurantes e das prateleiras dos supermercados.

6. Snacks ‘frescos’

A procura incessante por uma alimentação mais saudável vai fazer com que os snacks passem da sua despensa para o frigorífico, isto porque frutas e vegetais frescos vão ser incluídos nas suas barritas de cereais preferidas. Até ovos cozidos, caldos prontos e vegetais em pickle vão ser fáceis de encontrar.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 236, fevereiro de 2020.
Mais sobre tendência