Hoje não me apetece sair de casa, estou com TPM!” Quem se revê nesta frase esboce um sorriso agora. Pois é, a tensão pré-menstrual é uma espécie de furacão que chega numa certa altura do mês e é capaz de devastar qualquer mulher. Os sintomas são vários e tanto podem ser físicos (acne, dores de cabeça, distensão gasosa, inchaço nas mamas e aumento de peso) como psicológicos (vontade de chorar, irritabilidade, fome ou falta de apetite, ansiedade, sonolência e dificuldade de concentração).
Nos dias em que a TPM faz questão de gritar “olha que eu estou aqui” tentamos sempre ficar a descansar, mas quase nunca é possível (trabalho a quanto obrigas!). Nestes dias, em que a vontade de estar de costas voltadas para o Mundo é mais que muito, há alimentos que podem salvá-la. Atente na galeria a seguir.
Brócolos
Sabemos que as propriedades saudáveis deste vegetal são inúmeras. Ricos em nutrientes, magnésio e antioxidantes, os brócolos vão aliviar as dores de cabeça.
Couve
É uma excelente fonte de vitamina A que regula as variações hormonais que ocorrem durante a tensão pré-menstrual. Além disso, graças à fibra, previne o inchaço.
Chá de camomila
Deve ser bebido duas vezes por dia (uma de manhã e outra à noite). Este chá tem um efeito calmante, que alivia as cólicas menstruais.
Sementes de girassol
Estas sementes são ricas em proteínas e zinco, que estimulam o metabolismo de carboidratos. Uma forma do corpo ficar mais resistente ao TPM.
Salmão
O ómega-3 e a vitamina B6 presente no salmão regula o humor – tudo aquilo que precisamos naquela altura do mês, não acha?
Laranja
Vitamina C, vitamina C, vitamina C. Este fruto é rico em vitamina C, que além de outros benefícios faz com que relaxe e diminua o stress!
O que costuma fazer quando está com tensão pré-menstrual?