© Unsplash
Toranja: a fruta com poucas calorias que ajuda a emagrecer

Toranja: a fruta com poucas calorias que ajuda a emagrecer

É verdade que o seu sabor amargo ou ácido não torna esta fruta muito agradável ao paladar. Ainda assim, a toranja tem vários benefícios para a saúde (mas a sua ingestão tem ainda algumas recomendações). Ora veja.

Por Mar. 27. 2021

É possível que já tenha visto a toranja na lista de ingredientes de uma dieta, seja para ser ingerida ao natural ou em sumo. Esta fruta da família da laranja e do limão tem a fama, e também o proveito, de ser amarga e, talvez por isso, o seu consumo não seja muito comum.

Embora seja inimiga do paladar, a verdade é que a toranja traz alguns benefícios para a saúde, mas também é preciso ter algum cuidado com a sua ingestão. Começamos, primeiro, por desvendar quais são as principais razões para comer toranja.

Benefícios da toranja

Tem poucas calorias. Este é um dos fatores pela qual esta fruta faz parte de inúmeras dietas, pois cada porção tem cerca de 75 calorias. Além disto, é também bastante saciante, por ser composta por muitas fibras. Por isso, comer esta fruta ao lanche ou de manhã poderá ser muito benéfico.

É rica em vitamina C. Isto traduz-se num forte sistema imunológico que impede o organismo de ficar fragilizado e, consequentemente, suscetível a gripes e constipações.

É um forte antioxidante. Tal como a laranja, a toranja é uma das frutas que é aliada da pele, pois as suas funções antioxidantes ajudam a combater os radicais livres que causam danos nas células e aceleram o processo de envelhecimento. Esta é uma excelente forma de prevenir as linhas finas e as rugas.

Ajuda a baixar o colesterol. As várias fibras presentes nesta fruta ajudam a baixar os níveis de colesterol e, desta forma, previne doenças cardiovasculares e diminui o risco de enfartes, AVC ou derrames.

Combate a anemia. Isto porque desempenha um papel importante na absorção de ferro, uma das causas desta doença.

Ainda que a toranja tenha todos estes benefícios, é importante alertar que o seu consumo em excesso pode provocar algumas feridas na boca (como aftas, por exemplo), e alguns problemas de estômago. Tudo isto devido à sua acidez.

Além disto, esta fruta interfere ainda com alguns medicamentos. É por isso fundamental que leia sempre a bula dos medicamentos prescritos ou se informe junto do seu médico se pode continuar a ingerir toranja.

Mais sobre fruta e legumes