51% das emissões globais de gases com efeito de estufa nascem da pecuária e de produtos derivados. Estes dados, fornecidos pelo Worldwatch Institute, são revelados em Cowspiracy, o documentário dos americanos Kip Andersen e Keegan Kuhn, que nos alertaram para um dos maiores problemas da sustentabilidade: a indústria de criação animal para alimentação. Durante perto de uma hora e meia, somos confrontados com uma série de factos comprovados, que nos tornam conscientes do impacto que a indústria alimentar tem no Planeta, quer a nível da poluição, como do rasto arrasador na pegada ecológica e consumo de recursos naturais.
Diminuir o consumo de carne é tão urgente como começar a deixar o carro em casa mais vezes, reciclar ou diminuir o tempo passado debaixo do duche. Sabia que existem formas diferentes, mais ecológicas e saudáveis, de consumir um hambúrguer? Basta excluir a carne e optar por uma das alternativas que a Saber Viver sugere. De quinoa, a feijão preto, grão-de-bico, batata doce ou cogumelos, tome nota destas ideias nutritivas e saborosas. Escolha aquela de que mais gosta e experimente fazer em casa – entre no link para saber a receita!
Inspire-se com estes 7 hambúrgueres sem carne
Hambúrguer de grão de bico e ervilhas, Compassionate Cuisine
Hambúrguer crocante de quinoa com cebola caramelizada, Half Baked Harvest
Hambúrguer de feijão preto e beterraba, Lemonaid
Hambúrguer de grão-de-bico, Jamie Oliver
Hambúrguer de feijão preto e lentilhas, Veggie and the Beast
Hambúrguer de cogumelos, Sprouted Kitchen
Hambúrguer de batata doce e feijão preto, Minimalist Baker
O que achou destas receitas? Inove, experimente-as em casa e conte-nos tudo. Troque a carne por alimentos saudáveis e preserve a sua saúde e a do Planeta! Descubra ainda tudo sobre a dieta vegan.