© TERESA CAMEIRA
A Cozinha da Cameira. Falafel

A Cozinha da Cameira. Falafel

Se alguma vez quis experimentar falafel, então está o sítio certo! A chef Teresa Cameira mostra-lhe o passo a passo destes pastéis. Ora veja.

Estes pastéis são um clássico da cozinha do médio oriente, mas por cá já conquistaram muitos fãs. Naturalmente vegan, são uma óptima opção para incluir numa refeição equilibrada, uma vez que são bem carregados de proteína vegetal – o grão de bico!

Gosto de fazer uma boa dose, para ter congelados e ir utilizando em várias refeições durante a semana: saladas simples, uma boa sandes ou até para um jantar com amigos.

Uma receita simples, deliciosa e acima de tudo, bem saudável!

Falafel

645 minutos 20 unidades

Ingredientes

Demolha do grão

250g grão de bico seco

1L água

Falafel

grão de bico, demolhado

15g coentros frescos

15g salsa fresca

1 c. chá sementes de coentros em pó

1 c. chá cominhos em pó

1 c. café bicarbonato de sódio

60g cebola roxa

1 dente alho

q.b. farinha de trigo (pode trocar por farinha de grão ou de arroz para uma alternativa sem glúten)

q.b. sal


Modo de preparação

1. Coloque o grão de bico de molho por 10 horas

2. Escorre-se bem o grão e coloca-se num processador juntamente com o alho, a cebola, a salsa, os coentros, os cominhos, as sementes de coentro em pó, sal e o bicarbonato, e tritura-se até se obter uma pasta textura

3. Despeja-se a mistura numa tigela e vai-se adicionando farinha até que a pasta fique moldável sem contudo ficar muito seca. Leva-se ao frigorífico para repousar durante 30 minutos

4. Para moldar os falafel e garantir que todos têm o mesmo tamanho use uma colher medidora como medida moldando bolinhas e depois espalmando-as

5. Para cozinhar temos três opções:

  • AIRFRYER – 180ºC, 12 minutos
  • FORNO em forno pré-aquecido a 180ºC, cozinhado por 15 minutos
  • FRIGIDEIRA cozinhando os falafel em azeite, até que fiquem bem dourados de ambos os lados

Pode congelar os falafel para os fazer mais tarde; se assim o fizer, recomendo que utilize a airfryer ou o forno para os cozinhar.

© Teresa Cameira

Teresa Cameira criou o blogue A Cozinha da Ovelha Negra e, desde então, a sua vida passou a ter tudo a ver com o mundo da culinária. Não se prende a rótulos e gosta de simplificar – receitas fáceis, deliciosas e com um toque de originalidade, seja pelas técnicas, seja pelos ingredientes usados em combinações inusitadas. Acompanhe-a através do Instagram.

Mais sobre chef