Ninguém é de ferro, e tal como quase toda a gente, o calor também não me dá vontade de passar muito tempo na cozinha. Estes noodles frios são perfeitos para os dias mais quentes, sejam eles de lazer ou de trabalho, porque nesta receita a única fonte de calor é a água para os noodles, que nem precisam de ser feitos no fogão.
De inspiração nos sabores asiáticos, os noodles servem de base para a proteína que quiser; tofu, bife de vaca grelhado fatiado finamente, camarões grelhados ou frango desfiado. Os legumes também podem ser reforçados, com cebola, pimentos ou nabo, e para um toque verdadeiramente especial, porque não manga?
Noodles frios
Ingredientes
100g massa de arroz vermicelli
100g cenoura
120g pepino
100g couve chinesa
4 ramas cebolinha
q.b folhas de hortelã
q.b folhas de coentros
1 c. sopa óleo de sésamo
2 c. sopa vinagre de arroz
1 c. sopa molho de soja
q.b. água a ferver
q.b. sementes de sésamo
Modo de preparação
1. Comece por colocar os noodles numa tigela larga e cubra com água a ferver. Conte 5 minutos, escorra os noodles e passe-os por água fria.
2. Com uma faca, corte a cenoura, o pepino e a couve chinesa em tiras bem finas, e fatie também a cebolinha. Deixe as folha de hortelã e coentros inteiras. Num prato largo misture os ingredientes, tempere com o molho de soja, óleo de sésamo e vinagre de arroz e misture novamente.
3. Termine com a proteína que escolheu (eu optei pelo tofu), sementes de sésamo e mais folhas de coentros e hortelã.
Teresa Cameira criou o blogue A Cozinha da Ovelha Negra e, desde então, a sua vida passou a ter tudo a ver com o mundo da culinária. Não se prende a rótulos e gosta de simplificar – receitas fáceis, deliciosas e com um toque de originalidade, seja pelas técnicas, seja pelos ingredientes usados em combinações inusitadas. Acompanhe-a através do Instagram.