Um bolo de café de comer e chorar por mais
Se é fã de café, esta receita é para si. Para variar, experimente este bolo de café e torne os lanches da semana extra deliciosos.
Há quem adore o sabor do café, quem apenas o beba pelos efeitos que produz e quem nem sequer toque neste mágico elixir. Mas uma coisa é certa: o café reúne muitos fãs pelo mundo fora.
Desde aquele que é servido sem açúcar, numa espécie de shot contra a preguiça, ao que se bebe lentamente, com leite e arte desenhada na espuma, na companhia de um bom livro ou ainda para começar a manhã em grande, há para todos os gostos.
A receita que hoje lhe sugerimos é um delicioso bolo de café doce, mas com o toque amargo e inconfundível desta bebida. O resultado é uma sobremesa rica em sabor e equilibrada, ideal para os lanches dos próximos dias ou para um bom pequeno-almoço, acompanhado de (adivinhe) uma chávena de café. Delicie-se.
Receita de bolo de café
Ingredientes
225 g manteiga sem sal, amolecida
325 g açúcar
2 ovos grandes
1 c. sopa extrato de baunilha
1 c. sopa fermento em pó
1 c. sopa bicarbonato de sódio
200 g natas azedas
300 g farinha
4 c. sopa café instantâneo em pó
159 ml natas
100 g xarope de açúcar
Modo de preparação
1. Pré-aqueça o forno a 170 °C
2. Misture a manteiga e o açúcar numa tigela até obter uma mistura clara e espessa. Junte os ovos, um a um, acrescentando o extrato de baunilha ao mesmo tempo
3. Envolva o bicarbonato de sódio, o fermento, a farinha e as natas azedas. Dissolva metade do café numa colher de sopa de água a ferver.
4. Junte o café à massa preparada previamente e incorpore bem. Transfira para uma forma para bolos
5. Leve ao forno durante uma hora e 20 minutos. Verifique a cozedura com um palito – se sair limpo, é porque o bolo está pronto. Se não, cozinhe mais 10-20 minutos
6. Deixe o bolo arrefecer. Num tachinho, misture o café restante com as natas e o xarope de açúcar.
7. Aqueça em lume brando, até o café dissolver completamente. Quando o bolo tiver arrefecido, tire-o da forma e regue-o com este molho antes de servir