Oprah Winfrey é a rainha das dietas e está sempre a partilhar aquilo que come em várias entrevistas. Tal como nós, a famosa apresentadora dificilmente resiste à crocância de um snack salgado. Assim, sugere que as pessoas satisfaçam este desejo pecaminoso com alternativas como chips de couve, pipocas, pretzels e…. 11 batatas fritas. Sim, leu bem: 11 batatas fritas! Nem mais, nem menos.
Em entrevista à revista People, Winfrey revelou que apesar de estranhamente específico, este hábito faz parte do seu plano de dieta infalível.
Não queremos que com este exemplo ache que pode comer batatas fritas sem controlo (sabemos que são prejudiciais para a saúde), mas que com moderação, e fazendo as escolhas certas, tudo é permitido.
Se o aproximar do verão e das idas à praia a levou a repensar os seus hábitos alimentares e até ponderar entrar em dieta, faça como a apresentadora e dê-se o direito de comer batatas fritas! Mas opte sempre por cozinhá-las em casa, no forno ou, em último caso, compre opções menos prejudiciais, disponíveis em todos os supermercados. O truque? Olhar bem para o rótulo e fugir das que têm sal e gordura a mais. Ah! E claro, ser moderada.
Tudo à batatada
Fazer batatas em casa, no forno, em vez de usar a fritadeira, tem as suas vantagens. Veja as diferenças neste frente a frente!
O segredo do sucesso de umas batatas crocantes é cortá-las bem finas e dispô-las numa única camada.
Receita de chips no forno
Ingredientes
2 batatas médias
2 c. de sopa
q.b. sal dos Himalaias
Modo de preparação
1. Pré-aqueça o forno a 200 °C e forre um tabuleiro com papel vegetal
2. Com uma faca afiada ou mandolina, corte as batatas finamente. Seque o excesso de água com papel de cozinha. Numa tigela, misture o azeite e o sal nas batatas
3. Coloque as batatas no tabuleiro numa única camada e bem separadas (de outra forma, não ficam estaladiças). Leve ao forno 10 minutos. Retire-as do forno, vire-as e cozinhe mais 7-9 minutos, tendo atenção para não se queimarem. Espere cinco minutos antes de servir
4. Polvilhe-as com o seu topping preferido (sal e pimenta, alecrim, paprica, alho em pó, pimenta-de-caiena, ervas secas) e acompanhe com dips saudáveis (húmus, guacamole, molho de iogurte, ketchup caseiro…)