Rico em fibra e proteínas, o arroz integral tem um valor nutricional superior ao arroz branco, porque não foi submetido ao processo de branqueamento que lhe retira as propriedades. Este cereal pode servir de base a uma refeição ou ser servido enquanto acompanhamento. Marta Horta Varatojo, cozinheira, defensora da alimentação macrobiótica e autora de O Livro de Cozinha da Marta, explica que a sua receita de arroz na panela de pressão “é uma das mais populares na alimentação macrobiótica, por ser um ótimo alimento para a saúde”.
O arroz integral é um hidrato de carbono complexo, que mantém estáveis os níveis de saciedade. Quer isto dizer que, ao contrário do branco, dispara o açúcar de forma mais gradual para o sangue, mantendo estáveis os níveis de energia, evitando os picos de fome e as quebras bruscas de glicose no sangue. É, assim, um ótimo aliado na perda de peso.
Arroz integral na panela de pressão
Ingredientes
1 cháv. arroz integral redondo biológico
1 tira de 3 cm de alga kombu (opcional)
Água
Sal marinho
Modo de preparação
1. Deixe o arroz integral a demolhar de um dia para o outro
2. Coloque-o na panela de pressão juntamente com o pedaço de alga kombu. Acrescente água até ficar um centímetro acima do nível do arroz
3. Leve ao lume, mas sem fechar a panela de pressão. Quando levantar fervura, coloque uma pitada de sal e feche a panela de pressão. Deixe cozinhar durante 30 minutos
O que achou desta receita de arroz? Siga Marta Horta Varatojo no Facebook e veja ainda a nossa receita de pequeno-almoço portátile e saudável, no frasco.