Depois dos huevos rancheros, dos tacos de frango e do molho picante, chegou a vez de lhe darmos as dicas de ouro para fazer os melhores burritos de sempre – com a ajuda de alguém que domina a cozinha mexicana.
Caso não saiba, o burrito é uma tortilha enrolada que é normalmente recheada com carne, feijão e legumes. Pode ser complementada com queijo ou outros molhos, sendo que pode também conter arroz, ainda que esta junção seja uma aquisição mais recente.
Para fazer este prato tão típico, o chef Manuel Parestrelo, responsável pelo menu do restaurante mexicano Rosita, dá-nos algumas dicas infalíveis.
5 sugestões para fazer burritos em casa
1. Escolher uma tortilha de 30 centímetros
É importante que a tortilha, que pode ser de trigo ou de milho, seja maleável e que não seja nem demasiado grande, para não ficar massudo, nem muito pequena, sob pena de perder todo o recheio.
O ideal é optar por uma tortilha com cerca de 30 centímetros de diâmetro.
2. Refogar o feijão
Feijão vermelho é um dos elementos-chave do típico burrito, seja qual for a sua variante, mas não basta abrir uma lata e usar.
Para um melhor resultado, deve ser devidamente preparado e temperado. Para que ganhe mais sabor, pode, por exemplo, ser refogado com cubos de bacon.
3. Usar um arroz rico
O arroz vai tornar o prato mais consistente e absorver os sucos da carne ou outros molhos utilizados, impedindo que cheguem à tortilha e evitando que se desfaça.
Para conseguir sabores distintos, é preferível utilizar um arroz mais interessante, como o integral, o selvagem ou mesmo o aromático.
4. Dispor os ingredientes no centro
Enrolar o burrito é um dos grandes desafios. Apesar de parecer mais simples, os ingredientes não devem ser distribuídos à beira da tortilha, mas sim no centro.
Desta forma, será possível dobrar uma aba da tortilha para cima da outra e usar esse movimento para apertar o conteúdo, enquanto é enrolado, garantindo que fica bem compactado.
5. Tostar o burrito
Porque a diferença está nos pormenores, eis um último passo para surpreender: antes de servir o prato, tostá-lo de ambos os lados durante um ou dois minutos vai dar-lhe alguma cor, crocância e um sabor torrado. Pode usar-se uma tostadeira ou mesmo uma frigideira.