Como fazer sopa de miso
A sopa de miso é dos pratos mais típicos da gastronomia japonesa. Além de ser delicioso, este caldo tem muitos benefícios para a saúde. Aprenda a fazer sopa de miso com Marta Horta Varatojo.
Com a chegada do sushi a Portugal, também fomos introduzidos à sopa de miso. O miso é uma pasta fermentada, que pode combinar soja, arroz e cevada. Este preparado é dissolvido em água a ferver para fazer o caldo, ao qual são acrescentados outros ingredientes, como o tofu, cebolinho, algas, legumes, cogumelos, peixe, ou marisco. Por ser saciante e rica em proteínas, a sopa de miso tornou-se uma entrada quase obrigatória numa refeição japonesa.
Curiosamente, este é um dos pratos mais populares entre os leitores do blogue de Marta Horta Varatojo, My Macroexotic World. A cozinheira e defensora da alimentação macrobiótica, explica porquê: “É um ótimo alimento para a saúde”.
Receita de Sopa de miso
Ingredientes
1 c. sobremesa de miso de cevada por taça de sopa
1 cebola
1/4 abóbora hokkaido pequena
1 tira de 3 cm de alga wakamé
1 raiz de 3 cm de gengibre
Cebolinho
Modo de preparação
1. Comece por demolhar a alga wakamé, durante cerca de dez minutos. Depois corte em pedaços pequenos e reserve
2. Coloque numa panela a água necessária para a quantidade de sopa que pretende obter e adicione a abóbora e a cebola cortada em cubos pequenos. Deixe cozinhar até ferver e adicione a alga wakamé
3. Ponha o miso numa taça, retire um pouco da água a ferver para essa taça e dissolva o miso suavemente
4. Acrescente o miso já dissolvido à sopa. Assim que começar a borbulhar (menos de um minuto), apague o lume
5. Rale o gengibre e esprema o sumo da polpa diretamente na sopa
6. Sirva com cebolinho picado
Depois de fazer a sopa miso partilhe o resultado connosco. Veja ainda várias receitas que ensinam a fazer cupcakes sem glúten.