“As receitas que selecionei fazem parte da nossa alimentação em casa, e que os meus filhos adoram, e são todas elas saudáveis e simples de confecionar, algumas com sabores e aromas menos comuns, outras com sabores e aromas reconhecidos por todos. As entradas, sopas, pratos e sobremesas que escolhi são também o resultado dos nossos momentos em família e à mesa. O tempo que passamos em família é muito importante para nós e é nestas alturas que procuramos sempre concentrar-nos uns nos outros, deixando de fora o stresse e o trabalho. Assim, há muito amor neste livro. Espero que o sintam e o partilhem…”
É assim que Diana Pereira, mãe de Mel e Noah, casada com o piloto Tiago Monteiro, apresenta hoje, dia 19 de outubro, o seu livro de receitas, Pelo Mundo. Conversámos com a modelo e apresentadora.
Entrevista a Diana Pereira autora de Pelo Mundo
Qual é a sua receita favorita do livro?
Nao é de maneira nenhuma fácil escolher uma, pois há varias de que gosto mesmo muito. Mas a sopa tailandesa Tom Kha Gai é das que mais me desafia em termos de sabores.
Dá a conhecer as receitas que cozinha no dia a dia para a sua família?
Não tenho por hábito fazê-lo. Talvez por isso decidi colocar tudo num livro.
E porquê esta viagem gastronómica pelo mundo?
A gastronomia traz lembranças. Pelos cheiros ou pelo paladar, são memórias das nossas viagens que eu gosto de recordar em família.
E este livro vai ser apresentado pelos seus filhos…
Sim. Só eles mesmo para o fazerem. É uma coisa mesmo muito pessoal e eles são as pessoas certas para o fazerem.
Que cuidados tem com a sua alimentação? E a dos seus filhos?
Desde sempre que tento ter uma alimentação saudável e variada. A família faz toda o mesmo tipo de alimentação, de preferência com produtos frescos.
Que snacks/lanches prepara para os seus filhos levarem para a escolha?
Em relação aos lanches para a escola, eles são os primeiros a avaliar os alimentos que levam todos os dias. E os primeiros a chamar a atenção para isso. Gostam de levar fruta e vegetais, sumos naturais, água, sanduíches de tomate e queijo. São crianças preocupas com a sua própria alimentação.
Salada de alheira e espinafres – Portugal (4 pessoas)
Ingredientes
2 alheiras de caça
8 ovos de codorniz (1 por cada hambúrguer
de alheira)
1 embalagem de espinafres (ou rúcula)
Sal, a gosto
Pimenta, a gosto
Azeite, a gosto
Vinagre balsâmico, a gosto
Modo de preparação
Abra as alheiras e retire-lhes a pele. Junte todo o recheio num recipiente, e molde bolas pequenas. Noutro recipiente, coloque os espinafres (pode sempre acrescentar qualquer outra mistura de salada ou rúcula, como preferir) e tempere com um fio de azeite e vinagre balsâmico. Divida pelos pratos. Frite as bolinhas de alheira, ligeiramente espalmadas, com um fio de azeite numa frigideira antiaderente. Assim que estiverem louras, coloque-as por cima da salada. Frite os ovos de codorniz também com um fio de azeite e, se preferir, tempere-os com sal e pimenta a gosto. Quando os ovos estiverem a seu gosto retire e coloque-os por cima das bolinhas de alheira. Pronto a servir!
Salmão no forno com mel e soja – Japão (4 pessoas)
Ingredientes
4 postas de salmão
4 colheres de sopa de molho de soja
1 limão
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de mel
Sementes de sésamo, a gosto
Modo de preparação
Tempere as postas de salmão com o sumo do limão e o alho esmagado e deixe repousar durante cerca de 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 180 °C. Numa taça, misture o mel com o molho de soja. Coloque o salmão, individualmente, em papel de alumínio, regue com o molho de mel e soja e polvilhe com sementes de sésamo. Leve ao forno pré-aquecido durante 20 minutos (com os papelotes fechados, ou abertos se preferir o salmão mais dourado). Sirva-o nos papelotes e acompanhe com legumes a seu gosto. Eu gosto de acompanhar com batata-doce, cozida ou assada, e brócolos.
Mousse de abacate – Brasil (8 pessoas)
Ingredientes
3 abacates maduros
1 lata de leite condensado
1 iogurte grego natural
Gotas de limão para que o abacate não fique escuro
Modo de preparação
Coloque todos os ingredientes no liquidificador (varinha mágica ou robô de cozinha) e triture muito bem até que fique bastante cremoso. Passe o creme para uma taça, leve ao frigorífico e sirva bem fresco. Fácil!
Preparada para experimentar as receitas de Diana Pereira? Uma viagem gastronómica Pelo Mundo. Veja ainda a nossa sugestão de receita de pequeno-almoço saudável e portátil.