© Getty Images
4 receitas de gelados caseiros que tem mesmo de fazer (e provar!)

4 receitas de gelados caseiros que tem mesmo de fazer (e provar!)

Os miúdos são loucos por este doce. Os adultos também não lhe resistem. E, apesar de frescos, não são para saborear só no verão. Por isso, fomos procurar as melhores receitas de gelados caseiros para fazer em casa. Escolhemos estas quatro.

Por Jul. 20. 2017

Quem não se delicia com uma sobremesa fresca? Em vez dos típicos gelados à venda em cafés e supermercados, conheça estas quatro receitas de gelados caseiros para provar em casa e com família.

Escolhemos quatro receitas do livro A Vida Secreta dos Gelados Caseiros, de Rita Nascimento, de fazer crescer água na boca. Pode, ou não, utilizar máquina para fazer estes gelados caseiros.

O melhor de tudo é que há para todos os gostos. Desde os clássicos de baunilha, morango ou nata, aos mais gulosos de stracciatella, Baileys, mousse de lima, crème brulée, Nutella, ou Snickers.

Para quem gosta de variar, há ainda outras sobremesas (com gelados caseiros, claro), como tarte de gelado, bolo de gelado e brownie, mini pavlovas ou bombons de gelado.

O objetivo deste livro é explicar os segredos e os truques dos gelados de uma maneira simples. E, claro, ensinar a fazer o melhor gelado possível em casa, com a simplicidade de uma receita da avó, mas com a qualidade de um profissional – Rita Nascimento

A autora explica o porquê de ter decidido escrever o livro. Relembra que as memórias de infância são todas “de cone de gelado na mão”. Mas tudo mudou no dia em que disseram-lhe que os gelados servidos a copo levam mais que os cones. A partir daí diz que nunca mais pediu um gelado de cone!

Divirta-se em casa com a família e deliciem-se com estas sobremesas.

4 Receitas de gelados caseiros a experimentar

1. Gelado de mousse de lima

Ingredientes

1 lata de leite condensado
400ml de natas
30g de leite em pó
raspas e sumo de 2 limas

Modo de preparação

1. Num tacho, leve o leite condensado, as natas, o leite em pó e as raspas de lima a lume médio. Aqueça até estar prestes a começar a ferver e arrefeça de imediato.

2. Quando estiver fria, junte o sumo das limas à base e coe toda a mistura, de forma a eliminar eventuais grumos e descartar as raspas de lima. Congele de preferência numa sorveteira.

2. Gelado de coco tostado

Ingredientes

50g de coco ralado
400ml de leite-de-coco
100g de açúcar
40g de leite em pó

Modo de Preparação

1. Num tacho ou frigideira, leve o coco a lume brando, mexendo sempre até que comece a ganhar um tom dourado uniforme.

2. Num tacho, leve todos os ingredientes a lume médio. Cozinhe, mexendo para não pegar, até o creme estar prestes a começar a ferver (ou atingir 80°C). Assim que atingir este ponto, desligue o lume e leve ao frigorifico até estar completamente frio. Congele de preferência numa sorveteira.

3. Gelado de caramelo com flor de sal

Ingredientes

250ml de leite gordo
200ml de natas para bater
30g de leite em pó magro
100g de açúcar
3 gemas grandes
1 colher de chá rasa de flor de sal

Modo de preparação

1. Aqueça o leite, as natas e o leite em pó e reserve.

2. Num tacho ou panela grande, coloque o açúcar pouco a pouco e deixe caramelizar. Assim que o caramelo adquirir uma cor âmbar (tenha atenção para não escurecer muito, senão o gelado ficará amargo), adicione cuidadosamente a mistura de leite e natas – neste ponto, a mistura vai subir e borbulhar, daí a necessidade de se usar uma panela grande.

3. Mexa continuamente até o caramelo dissolver (é normal que cristalize um pouco quando adicionar o leite) e, nesse momento, junte-o em fio às gemas. Deite de novo na panela e cozinhe até cobrir as costas de uma colher ou atingir 80°C.

4. Acrescente a flor de sal e mexa para dissolver. Leve ao frigorifico até estar completamente frio. Congele de preferência numa sorveteira.

4. Minipavlovas

Ingredientes

½ colher de chá de amido de milho
90g de açúcar
2 claras
1 colher de chá de vinagre
gelado q. b.
molho a gosto q.b.

Modo de preparação

1. Misture bem o amido de milho com o açúcar. Bata as claras em castelo e, quando estas estiverem quase firmes, junte a mistura anterior a pouco e pouco, para fazer um merengue. Quando as claras ficarem bem firmes e brilhantes, junte o vinagre e bata só até incorporar bem.

2. Pré-aqueça o forno a 150°C durante 10-15 minutos. Num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal, faça três montes com o merengue e, com as costas de uma colher, dê a forma de círculo, fazendo uma ligeira concavidade no centro de cada um, como se fosse um ninho. Reduza a temperatura do forno para 120°C e coza as pavlovas durante 40 minutos; decorrido esse tempo, desligue o forno, mas deixe-as no interior até arrefecerem por completo.

3. Sirva as pavlovas com uma generosa bola de gelado e cobertas de molho.