Nem todas celebramos o Halloween da mesma forma. Algumas pessoas vestem os seus disfarces mais assustadores e passam a noite em festas temáticas, outras preferem assinalar o dia com uma noite de cinema em casa e há ainda quem (os mais novos da família, ou seja) experimente o famoso trick or treat , embora esta tradição de pedir guloseimas de porta em porta tenha mais peso no dia a seguir, 1 de novembro, em Portugal.
Se adora o espírito de Halloween e tiver crianças aí por casa não deixe passar o dia em branco e aposte nestes muffins de abóbora e chocolate vegan, uma receita de Catarina Diniz, da Cacau Cru. Temos a certeza que toda a família vai adorar.
Muffins de abóbora e chocolate para este Halloween
Ingredientes
Massa de abóbora
300 g de farinha sem glúten
1/2 c. chá de canela
1/4 c. chá de gengibre em pó
1/4 c. chá de noz moscada
¾ c. chá de fermento
¾ c. chá de bicarbonato
¼ c. chá de sal
250 g de puré de abóbora
40 g de geleia de arroz ou xarope de agave
40 g de óleo de coco
2 c. sopa de bebida vegetal
½ c. chá de extrato de baunilha
Massa de chocolate
250 g de farinha sem glúten
40 g de cacau cru
¾ c. chá de fermento
¾ c. chá de bicarbonato
¼ c. chá de sal
60 g de pepitas de chocolate negro + para topping
100 g de puré de abóbora ou de maçã
40 g de geleia de arroz ou xarope de agave
40 g de óleo de coco
85g de bebida vegetal
½ c. chá de extrato de baunilha
Modo de preparação
1. Pré-aqueça o forno a 220° e unte uma forma de 12 muffins. Irá precisar de duas taças médias e duas taças pequenas. Nas taças médias colocar todos os ingredientes secos.
2. Para a massa de abóbora: juntar a farinha, especiarias, fermento, bicarbonato e sal. Numa taça pequena juntar o puré de abóbora, o óleo, a geleia de arroz, a bebida vegetal e a baunilha e mexer. Juntar os ingredientes líquidos aos secos e envolver bem. Reservar.
3. Para a massa de chocolate: juntar todos os ingredientes secos, farinha, cacau, fermento, bicarbonato, sal e as pepitas. Na taça pequena juntar os líquidos, o puré de abóbora ou de maçã, o óleo, a bebida vegetal, a geleia de arroz e a baunilha e mexer bem. Juntar os ingredientes líquidos aos secos e envolver bem. Reservar.
4. Com a ajuda de uma colher dispor metade de cada massa nas formas e colocar as pepitas de chocolate por cima. Levar ao forno a 220° e ao fim de 5 minutos baixar a temperatura para 180°, sem abrir o forno, e deixar por mais 18 a 20 minutos. Deixar arrefecer antes de comer.
Sobre a Cacau Cru: foram as intolerâncias alimentares que levaram Catarina Diniz a se dedicar à cozinha. Estudando mais sobre alimentação, percebeu que a natureza dá-nos todos os ingredientes para que possamos fazer uma alimentação 100% saudável e que afinal podia comer doces sem açúcar, bolos sem glúten e bolachas veganas tão (ou mais) saborosas do que as que comia anteriormente
Na Cacau Cru, todos os ingredientes usados são orgânicos e certificados, sem glúten. Na sua cozinha não entra trigo, nem açúcar refinado ou manteiga. Como alternativa, usa farinhas de amêndoa, coco, arroz ou aveia. Para adoçar, recorre às tâmaras, geleia de arroz, açúcar de coco ou ocasionalmente açúcar integral de cana. Nas receitas veganas, os ovos são trocados pelas sementes de linhaça e chia. E, tão ou mais importante, usa apenas gorduras boas como as dos frutos secos, do abacate ou óleo de coco.