Não se tornou num clássico graças a uma série icónica, como o Cosmopolitan, em O Sexo e a Cidade, ou um filme mítico, como o Vodka Martini, que James Bond pedia sempre, de forma tão específica. O Negroni é-o simplesmente.
Com uma mistura certa de doce e amargo, esta bebida faz-se, tradicionalmente, com a mistura de gin, vermute e bitter. São estas três garrafas que fazem o equilíbrio de sabores.
Porém, a receita não tem sempre de ser seguida à risca. Existem alterações que a modernizam e fazem despertar novos sentidos. Por isso, reunimos três sugestões para experimentar, num final de dia tranquilo, com os amigos.
Antes de partirmos para as receitas, queremos apenas deixar uma nota: a forma mais adequada de fazer um negroni é mexendo-o e não agitando-o num shaker. Além disso, em Itália, de onde é original, é decorado com uma fatia de laranja, num copo baixo, de estilo antigo.
Como fazer um Negroni
Com um toque de coco
View this post on Instagram
Ingredientes
1 parte de rum
1 parte de Campari
1/2 parte de Vermute doce
1/2 parte de xarope de coco (1 parte de água, 2 de açúcar mascavado e 1 de coco ralado)
Casca de laranja e coco para decoração
Misturar todos os ingredientes e adicionar gelo.
De melancia
View this post on Instagram
Ingredientes
2 1/2 partes de melancia congelada cortada em pedaços
1/2 parte de Campari
1/2 parte de Vermute doce
1/2 parte de espumante
1/2 chávena de sumo de laranja
Gelo picado
Colocar todos os ingredientes num processador com abertura (caso o seu seja fechado, prefira congelar o proseco em cubos e adicioná-lo desta forma à máquina, em vez de na sua versão líquida).
Mais leve que o Negroni clássico
View this post on Instagram
Ingredientes
30ml de Campari
30ml de Vermute doce
Espumante
Colocar Campari e vermute num copo e misturá-los com gelo. Escorrer as bebidas, já frescas, para um copo com gelo (não o utilizado anteriormente para refrescar os ingredientes) e completar com espumante.