Quem não adora molhar as batatas fritas em ketchup? Ainda que este seja um acompanhamento delicioso, a verdade é que este molho está carregado de açúcares e conservantes que não abonam a favor da nossa saúde.
“Esta receita é de um molho de tomate especial porque leva miso, um alimento fermentado e probiótico”, explica Maria Inês Antunes, autora do livro Receitas Para um Superintestino.
“O tomate é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo o seu principal componente fitoquímico o licopeno, um poderoso antioxidante que fica mais disponível para ser absorvido quando o tomate é cozinhado”, acrescenta.
A seguinte receita que lhe apresentamos é do livro já citado. Experimente esta pasta de tomate probiótica para barrar no pão ou como ingrediente da confeção de pratos.
Veja ainda outras receitas funcionais e ótimas para o intestino: Vichyssoise Simbiótica e Minipizzas simbióticas de batata-doce
Receita de pasta de tomate probiótica
Ingredientes
5 unidades de tomate
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de pimentão-doce
2 c. sopa de miso
1 c. sopa de azeite Kefir
q.b. orégãos
Modo de preparação
1. Cozinhe o tomate aos cubos com o alho picado e o azeite durante cerca de sete minutos. Triture tudo e adicione os orégãos, o pimentão-doce e o miso.
2. Guarde no frigorífico, num frasco de vidro com tampa de borracha ou de vidro com bordo de borracha, e vá consumindo ao longo de um mês.
3. Quando servir esta pasta, pode colocar um fio de kefir para decorar.