Experimente estes purés caseiros para bebés

Experimente estes purés caseiros para bebés

A comida em boiões é cómoda, mas nada bate os purés para bebés. Cozinhar em casa com alimentos completos e frescos, sem nada processado, é um dos melhores investimentos que pode proporcionar ao seu filho. Siga estas receitas.

Por Mar. 10. 2016

Ao contrário do que pensa, é muito fácil preparar comida para bebés em casa. No entanto, precisará de tempo, os utensílios certos e algum planeamento. No livro Purés Caseiros para Bebés, da editorial Presença, não só tem inúmeras receitas, como conselhos para escolher os melhores alimentos, propostas de menus e métodos de preparação e preservação dos purés para bebés. Para quem está em vias de ser mãe ou já está a iniciar esta fantástica aventura, é uma ajuda valiosa. Não perca estas cinco receitas de purés para bebés que Lisa Barrangou, PhD, preparou a pensar em todas as mães (e bebés, claro!) que se preocupam com o que os filhos ingerem e descubra o livro para muitas mais com misturas tão divertidas como salada de pêssego e morangos, lassi de manga com sabor a coco e nozes, ameixa e gengibre com brócolos e quinoa ou iogurte com linhaça e papaia.

Experimente estes purés para bebés

Maçãs ou pêras

Receita na panela de cozer a vapor
Dá 15 cubos (2 c. sopa de cada cuvete)

Ingredientes

680g de maçãs ou peras

Preparação

1. Descasque a fruta e corte-a em pedaços com 5 cm, rejeitando o núcleo. Ponha a fruta num cesto de cozer a vapor e introduza-o numa panela com 2,5 a 5 cm de água a fervilhar. Tape e deixe cozer a vapor durante 5 a 7 minutos, até a fruta amaciar um pouco e poder ser espetada facilmente por um garfo. Destape e tire do lume para a fruta arrefecer. Reserve o liquido da cozedura.
2. Coloque a fruta num liquidificador ou num robô de cozinha e reduza a puré, adicionando liquido da cozedura, se necessário (provavelmente cerca de ½ chávena), até alcançar a consistência desejada.
3. Deite o puré numa cuvete e cubra com película aderente ou papel parafinado. Coloque a cuvete no congelador durante 24 horas, ou até solidificar por completo, de seguida transfira os cubos congelados da cuvete para um saco de congelação devidamente etiquetado.


Espinafres, couve-galega ou acelgas

Receita na panela de cozer a vapor
Dá 15 cubos (2 c. sopa de cada cuvete)

Ingredientes

680g de vegetais de folha escura (com os talos) ou 459 g de folhas soltas (sem os talos)

Preparação

1. Remova os talos às folhas. Para os remover, dobre as folhas ao meio no sentido do comprimento, de seguida rasgue-os ou corte-os. Junte várias folhas e pique-as. Ponha os vegetais num cesto de cozer a vapor e introduza-o numa panela de água a fervilhar. Tape e deixe cozer a vapor durante 3 a 5 minutos, mexendo os vegetais com cuidado. Tire do lume e repita com os restantes vegetais. Note que, a menos que use um liquidificador de potência elevada, dificilmente obterá um puré muito aveludado com vegetais de folha escura.
2. Coloque os vegetais cozidos num liquidificador e reduza a puré. Se necessário, adicione água fresca até atingir a consistência desejada.
3. Deite o puré numa cuvete e cubra com película aderente ou papel parafinado. Coloque a cuvete no congelador durante 24 horas, ou até solidificar por completo.


Lassi de manga e coco

Esta receita transforma o lassi de manga, a popular bebida de iogurte, numa ousada refeição de iogurte. O bebé até pode gostar do cardamomo, por isso não se esqueça de o testar antes.

Ingredientes

1 cubo de puré de manga
½ c. de chá de cardamomo moído (opcional)
1 c. de sopa de iogurte natural
¾ de c. de chá de coco seco, finalmente ralado

Preparação

Descongele o puré de manga. Salpique o puré com o cardamomo e misture. Junte o iogurte e o coco e envolva. Sirva fresco.


Quinoa outonal

A combinação da cor laranja da batata-doce com o preto do feijão-preto é um símbolo perfeito do outono. A adição de quinoa a este puré ultracremoso dá origem a uma refeição substancial e proteica.

Ingredientes

1 cubo de puré de batata-doce
1 cubo de puré de feijão preto
¼ quinoa cozida

Preparação

Descongele  juntamente os purés de batata-doce e feijão-preto. Se usar quinoa cozida, deite os purés de batata-doce e feijão preto sobre os grãos e envolva. Sirva o prato fresco ou à temperatura ambiente, ou ainda ligeiramente aquecido.


Panquecas de banana

Ingredientes

½ chávena de farinha de trigo integral
½ chávena de farinha de trigo
1 c. de sopa de açúcar granulado
1 ½ colheres de chá de fermento em pó
½ c. de chá de sal
¾ chávena, mais 1 c. de sopa de leite
1 ovo, batido
3 cubos (2c. de sopa cada) de puré de banana descongelado
3 c. sopa de minipepitas de chocolate (opcional)
1 c. de sopa de óleo de coco

Preparação

1. Numa taça grande, bata as farinhas, o açúcar, o fermento e o sal até estarem bem misturados. Faça um buraco no centro e junte com cuidado o leite, o ovo e o puré de banana. Mexa até estar tudo misturado e o singresientes secos ficarem ensopados. Não bata demasiado ou as panquecas ficarão duras depois de cozidas. Envolva as pepitas de chocolate.
2. Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio. Junte o óleo de coco para derreter. Quando o óleo começar a chiar, deite 1/3 de chávena da massa para cada panqueca na frigideira. Cozinhe até as partes de cima das panquecas terem várias bolhas. Vire e cozinhe o outro lado até estar castanho-dourado. Transfira as panquecas para um prato e repita o processo.
3. Deixe as panquecas arrefecerem e sirva de imediato.

O que achou destes purés para bebés? Saiba também as brincadeiras que deve fazer com os miúdos ao mesmo tempo que perde calorias.

Mais sobre snacks e petiscos