Para esta receita vamos usar farinha de amêndoa, de textura e sabor suave. Pode fazer-se com pele ou sem pele, tostá-las ou moê-las grosseiramente, e assim criar sabores e texturas diferentes.
À leveza da amêndoa, junta-se o sabor achocolatado da alfarroba e a sua riqueza nutricional. É rica em vitaminas A, B1 e B2, niacina, cálcio e magnésio. Isto traduz-se em benefícios para a flora intestinal, pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarreias, desordens nutricionais e úlceras.
Também por não conter glúten, é um poderoso antioxidante, semelhante ao azeite, que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto da alfarrobeira podem ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crónico-degenerativas.
Tem inúmeras utilizações, que vão desde o pão aos biscoitos. Deixamos-lhe a receita destes últimos d’O Livro do Pão Sem Glúten, de Ângela Silva.
Receita de bolachas de alfarroba
Ingredientes
75g avelãs
75g farinha de amêndoa
38g farinha de alfarroba
50g geleia de coco ou outro adoçante líquido
30g água
10g óleo de coco derretido
Modo de preparação
1. Toste as avelãs, deixe arrefecer e triture-as
2. Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa coesa. Se necessário, acrescente um pouco de água
3. Coloque o tabuleiro do forno no meio do forno e aqueça a 180ºC
5. Prepare uma folha de papel vegetal com o tamanho do tabuleiro do seu forno e coloque-a em cima de um tabuleiro com dimensões idênticas
6. Unte as mãos e faça bolas de massa com cerca de 15g
7. Coloque as bolas de massa em cima do papel vegetal e achate-as ligeiramente com a mão. Com a ajuda do tabuleiro, faça deslizar a folha de papel vegetal com as bolachas para cima do tabuleiro aquecido no forno. Coza durante 5 minutos.
8. Deixe descansar em cima do tabuleiro cerca de 5 minutos antes de arrefecer em cima de uma grelha.