Contrariamente ao que muitos pensam, trocar a carne e o peixe por leguminosas e outros alimentos que não são de origem animal não é uma moda. Nunca foi, nem nunca será.
Na opinião dos profissionais de saúde, fazer uma alimentação mais plant-based (com base em alimentos que nos chegam da natureza) pode ter vários benefícios, não só para o planeta, como para a saúde.
Desde um aumento dos níveis de energia a uma diminuição ou mesmo a eliminação de algumas doenças, como a diabetes e as doenças cardíacas, passando por uma melhoria no funcionamento do intestino, nos perfis de colesterol e na digestão, a lista de vantagens é longa e prometedora.
Se gostaria de se aventurar no mundo do veganismo, mas não sabe muito bem por onde começar, damos-lhe um pequeno empurrão. Caso seja vegan mas esteja desinspirada, este artigo também é para si.
Compilámos algumas ideias de pequenos-almoços e lanches, assim como várias sugestões de refeições principais e ainda algumas sobremesas decadentes (e amigas do ambiente). Se pensa que ser vegan implica comer saladas todos os dias, deixe-nos mostrar-lhe o quão errada está.
21 receitas vegan para experimentar
Pequenos-almoços e lanches
1. Panquecas simples
2. Scones
3. Papas de aveia com banana caramelizada
4. Muffins de abóbora
5. Grãomelete (a versão vegan da omelete)
Almoços e jantares
6. Vegetais à brás
7. Caril de feijão
8. Tacos
9. Bowl de grão de bico e legumes
10. Tofu picante com molho de coco
11. Beringelas recheadas
12. Noodles com molho de manteiga de amendoim
13. Asinhas de ‘frango’
14. Lasanha de ‘carne’
15. Chili
16. Ramen de tofu
17. Feijoada vegan
Sobremesas
18. Tiramissu
19. Cheesecakes de café
20. Bolo de maçã (com apenas sete ingredientes)
21. Brownies