Salada quente de batata-doce para os dias mais frios

Salada quente de batata-doce para os dias mais frios

Porque as saladas também se comem quentes, apresentamos-lhe uma sugestão perfeita para a temporada mais fria e onde a bata-doce e a paprica fumada são protagonistas. Dê uma oportunidade a esta salada de batata-doce.

A ‘tia’ mais famosa da culinária portuguesa, Cátia Goarmon, juntou-se à prima Rita Rocha de Macedo, nutricionista, e juntas lançaram o livro A Cozinha das Primas, onde podemos encontrar inúmeras receitas saudáveis, saborosas e criativas, como esta de salada de batata-doce.

Com sabores fortes e inovadores, que surgem da fusão de condimentos como a mostarda de Dijon ou a paprica fumada, esta salada divinal pode ser perfeita para um jantar ligeiro a dois.

Sabia que a paprica fumada resulta de um processo de secagem de pimentos vermelhos maduros através de fogo de lenha que lhe confere um sabor delicioso e característico? Mais uma razão para experimentar.

Veja o passo a passo.

Receita de salada de batata-doce

25 minutos 4 pessoas

Ingredientes

3 c. de sopa azeite

1 cebola picada

1 pimento vermelho cortado em cubos

3 dentes de alho picados

1 c. de chá paprica fumada

300 g cogumelos brancos laminados e limpos

800 g batata-doce cozida e cortada em cubos

1 ramo de salsa picada

50 ml vinagre de sidra

1 c. de sopa de mostarda de Dijon

1 c. de sopa mel

q.b. sal

q.b. pimenta


Modo de preparação

1. Numa frigideira grande, coloque duas colheres de sopa de azeite, a cebola e deixe alourar um pouco, acrescente o pimento, o alho, a paprica e deixe cozinhar. Junte os cogumelos e cozinhe mais um pouco

2. Por fim, deite a batata-doce e envolva tudo. Salpique com a salsa

3. Para o vinagrete, misture o vinagre de sidra, a mostarda de Dijon, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de azeite e tempere com sal e pimenta

4. Sirva a salada quente de batata com o molho vinagrete e com uma salada de rúcula