Uma sopa de cenoura que ajuda na digestão
Propomos-lhe uma sopa de cenoura calmante para o sistema digestivo. Esta receita junta os antioxidantes da cenoura ao poder anti-inflamatório do gengibre. Para finalizar, uma pitada de tomilho fresco.
Já falámos várias vezes de sopas e de como estas são ótimas para o nosso organismo. Além uma injeção de minerais, são uma ótima forma de consumir mais água e um prato calmante para o aparelho digestivo. E umas das combinações mais saborosas que pode encontrar numa sopa é a junção da cenoura com o gengibre.
A cenoura é rica em beta-carotenos (que têm uma função antioxidante), em fibra solúvel e várias vitaminas, aminoácidos e minerais que ajudam na digestão. Quando cozinhada, é um alimento perfeito para ingerir se sentirmos que o estômago precisa de algum descanso.
Por sua vez, o gengibre é muito utilizado na alimentação ayurvédica. É um valioso anti-inflamatório e ajuda a combater problemas digestivos, respiratórios e até musculares.
Como gostamos de experimentar na cozinha, juntámos folhas de tomilho fresco e o resultado é esta sopa de cenoura cremosa, revitalizante e fresca.
Receita de sopa de cenoura (com um toque de gengibre e tomilho)
Ingredientes
250 g cebola
400 g cenoura
80 g batata
15 g gengibre fresco
1 1/2 cháv. chá tomilho fresco
1,5 a 2 L água
q.b. azeite
q.b. sal
Modo de preparação
1. Descasque e corte todos os ingredientes em pedaços
2. Coloque-os numa panela com um fio de azeite, uma pitada de sal e as folhas de tomilho fresco (dispense os caules)
3. Coloque a panela em lume brando e deixe os legumes libertarem alguns aromas
4. Acrescente cerca de 0,5 L de água. Tape e deixe cozinhar cerca de 30 minutos
5. Depois, junte a restante água e triture, até obter a textura que mais gosta
6. Prove e ajuste os temperos. Se necessário, junte mais folhas de tomilho
Outra alternativa à sopa de cenoura é a sopa de espinafres. Descubra a receita fácil e cremosa para fazer na liquidificadora.