© Getty Images
Sopa de espinafres fácil e cremosa para fazer na liquidificadora

Sopa de espinafres fácil e cremosa para fazer na liquidificadora

A sopa de espinafres é um dos maiores clássicos servidos à mesa. A versão que lhe sugerimos é para fazer na liquidificadora, o que faz dela uma receita fácil e cremosa. O Popeye ficaria orgulhoso.

É um lugar-comum, nós sabemos, mas é inevitável não associar os espinafres ao Popeye – o eterno marinheiro dos livros de banda desenhada.

Todas nós, em algum momento da vida, fomos coagidas a comer espinafres para ficarmos fortes e saudáveis, como o Popeye. E a realidade é que não passámos uma vida inteira enganadas: os espinafres têm, efetivamente, inúmeros benefícios.

Sabe-se que os espinafres ajudam a controlar os diabetes, previnem o aparecimento de alguns tipos de cancro, contribuem para uma baixa pressão arterial e são um forte aliado para um cabelo e uma pele saudáveis.

Folheámos o livro The Blender Girl: 100 receitas saudáveis para fazer na liquidificadora e descobrimos esta receita de sopa de espinafres fácil e cremosa. Tanto dá para entrada como para prato principal e é uma daquelas receitas que dá para congelar, ou seja, pode fazer uma quantidade generosa de uma vez só e ter uma sopa deliciosa sempre pronta a aquecer.

The Blender Girl, Casa das Letras (2014), 16,90€

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica: Acompanhe esta sopa com um pouco de pão torrado.

Receita de sopa de espinafres

30 minutos 4 pessoas

Ingredientes

1 cabeça de alho

1 c. sopa azeite

20 g cebolo picado finamente (maioritariamente a parte branca)

100 g cebola roxa fatiada

q.b sal

33 g aipo em cubos (cerca de um talo)

135 g curgete em cubos

12 g salsa finamente picada

4 cháv. caldo de vegetais

2 cháv. espinafres bebés bem compactados

35 g amêndoa laminada crua pelada (pode optar por cajus crus sem sal demolhados)

q.b pimenta preta moída no momento


Modo de preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180º

2. Corte o topo da cabeça de alho, embrulhe o bolbo em folha de alumínio e asse num tabuleiro por 30 a 40 minutos, até estar tenro. Deixe o bolbo arrefecer e esprema a polpa de alho das cascas. Isto deverá dar 2 colheres de sopa ou mais de alho assado. Reserve

3. Aqueça o azeite em lume médio-forte numa caçarola grande. Junte o cebolo, a cebola roxa e ¼ de colher de chá de sal e salteie por 5 minutos, até a cebola e o cebolo estarem translúcidos

4. Junte o aipo, a curgete e a salsa e salteie por mais 5 minutos. Acrescente o alho assado e o caldo de vegetais. Aumente o lume para forte e deixe levantar fervura

5. Baixe o lume para médio e cozinhe por 10 minutos. Adicione os espinafres e cozinhe por mais 5 minutos, até as folhas estarem tenras

6. Retire a caçarola do lume e deixe a sopa arrefecer um pouco

7. Misture os frutos secos. Deite a sopa na liquidificadora por doses e liquidifique na velocidade máxima por 1 a 2 minutos, até estar suave e cremosa (lembre-se de retirar a tampa de plástico e cobrir a abertura com uma toalha de cozinha para que o vapor se liberte enquanto liquidifica)

8. Deite novamente a sopa na caçarola e aqueça sobre lume médio-fraco. Tempere a gosto com sal e pimenta e sirva

 

© Anson Smart


Curiosa para provar esta receita de sopa de espinafres? A sopa de peixe também é uma refeição completa e saborosa. Experimente! 

Mais sobre sopas