É verdade que a tapioca está na moda – e já sabemos tudo sobre ela. Mas nem sempre é fácil encontrá-la nos corredores dos supermercados. Foi por isso que pedimos a Paula Bollinger, food writer e autora do livro Tapioca veio para ficar!, que partilhasse connosco a receita da própria goma de tapioca.
Segundo a autora, não existe qualquer diferença entre a tapioca que se faz em casa e a que se compra nas lojas. Mas se é possível fazer uma tapioca caseira, do início ao fim, por que não aprender?
“São muitas as confusões à volta do termo tapioca. Na realidade, não se trata de um ingrediente, mas sim do nome da afamada iguaria em forma de crepe ou panqueca – por norma, dobrada ao meio, e confecionada com fécula (amido ou polvilho doce) de mandioca hidratada (goma). É esta a designação a procurar na lista de ingredientes dos produtos à venda no mercado para preparar a popular tapioca, sem erros”, explica Paula Bollinger, no seu livro.

Euroimpala Books, 13€
Para aquelas situações em que lhe apetece uma tapioca e a goma não está acessível, a alternativa é transformar polvilho doce em goma. É muito simples. Ora veja.
Tapioca caseira: como transformar polvilho doce em goma de tapioca
Ingredientes
100 g polvilho doce
90 ml água morna
q.b. sal
Modo de preparação
1. Coloque o polvilho doce numa tigela
2. Acrescente o sal e a água aos poucos
3. Misture com um garfo até ficar em grumos
4. Passe por uma peneira e desfaça os grumos com uma colher
Recheios
Depois de feita a goma da tapioca, é só dar asas à imaginação com os recheios. Aqui ficam algumas ideias:
• Recheios de tapioca frescos – doces e salgados, de Paula Bollinger
• Crepe de tapioca com mozzarella e tomate-cereja
• Tapioca recheada com fruta e chocolate
Prefere crepes? Descubra esta versão paleo que agradará a toda a família.