Os caldos têm a vantagem de serem leves e poderosos temperos que fazem toda a diferença nas receitas. Pode usá-lo em qualquer receita que requeira caldo de legumes sem sal.
Esta é uma das receitas propostas por Michael Greger, médico norte-americano e coautor da obra Como Não Morrer – O livro de receitas prevenir e reverter doenças.
Lua de Papel, 19,90€
Ingredientes
1 cebola média, picada grosseiramente
1 cenoura, cortada em pedaços de 2,5 cm
2 talos de aipo, picados grosseiramente
3 dentes de alho, esmagados
2 cogumelos secos
10 gr. salsa, picada grosseiramente
½ c. chá de pimenta-preta moída
2 c. sopa de pasta de miso branco
q.b. mistura saborosa de especiarias
Modo de preparação
1. Numa panela grande, aqueça 250 ml de água em lume médio. Junte a cebola, a cenoura, o aipo e o alho e deixe cozinhar durante cinco minutos.
2. Acrescente os cogumelos, a salsa e a pimenta-preta. Adicione 1,75L de água e deixe levantar fervura. Reduza o lume ao mínimo e deixe cozer uma hora e meia.
3. Depois de arrefecer um pouco, transfira para uma liquidificadora e bata até obter uma mistura homogénea.
4. Devolva o caldo liquidificado à panela, reservando cerca de 150 ml numa tigela pequena para misturar a pasta de miso, mexendo bem antes de a juntar ao resto.
5. Tempere com a mistura saborosa de especiarias e deixe arrefecer à temperatura ambiente; depois, divida o caldo em recipientes herméticos e guarde no frigorífico, onde durará até cinco dias, ou no congelador, onde pode ficar até três meses.