Para o público português, a moda das sopas asiáticas é recente. Só há pouco tempo é que começaram a surgir no nosso país restaurantes dedicados à arte asiática de confecionar um bom caldo, como o pho, o tom yum ou o ramen. Mas a verdade é que estas sopas leves e recheadas de diferentes ingredientes, sabores e texturas existem no mundo há muitos anos.
Além disso, a ‘febre’ da dieta paleolítica fez com que estes caldos feitos à base de carne rapidamente se tornassem tendência.
No caso do tom yum, originalmente tailadês, são normalmente usados sabores do mar, como camarão ou peixe, e pode ou não ter um sabor mais picante. É caracterizado também pelo uso de vegetais e sabor forte e apurado.
Os seus ingredientes obrigatórios: erva-príncipe, galanga (ou gengibre do Laos) e folhas de lima kaffir. Sem estes três ingredientes não conseguirá fazer a pasta que dá sabor ao caldo tailandês.
A que sabe: É possível comer tom yum em duas versões – uma de camarão num caldo translúcido, e outra aveludada, cuja cremosidade é conseguida com a ajuda de leite evaporado. Pode juntar, além do camarão, lulas ou amêijoas.
Receita de tom yum
Se adora cozinha asiática, já se apaixonou pelo sabor intenso deste caldo e gostava de o replicar em casa, experimente a receita que se segue.
Ingredientes
2 cubos de caldos de peixe
2 talos de erva príncipe cortados em pedaços
5 folhas de folhas de limão kaffir
2 pedaços de gengibre cortados
2 malaguetas (cortadas ou inteiras)
6 colheres de chá de molho de peixe
6 colheres de chá de sumo de limão
2 colheres de chá de açúcar mascavado
1 a 2 colheres de chá de caril vermelho
1 lata de camarões de lata
500 g camarão, sem casca
1 mão de coentros cortados
Modo de preparação
1. Para fazer o caldo, junte num tacho o caldo de peixe em água e adicione a erva príncipe, as folhas de limão kaffir, o gengibre e as malaguetas
2. Tape o tacho e deixe apurar por 20 minutos
3. Destape e junte o molho de peixe, o sumo de limão, o açúcar mascavado e o caril vermelho. Ddeixe cozinhar por 5 minutos
4. Junte os cogumelos e os camarões e deixe cozinhar por mais 6 a 8 minutos. Apague o lume e junte os coentros
Já experimentou alguma vez Tom Yum? Saiba ainda que restaurantes asiáticos tem de visitar.