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Estas são as grandes tendências da alimentação para 2025
Peixe confecionado o mais simples possível, pistácio, bebidas sem álcool, café aromatizado, pão de massa mãe e restaurantes descontraídos estão entre as tendências do ano no que à alimentação diz respeito.
A entrada num novo ano traz consigo novas tendências e a alimentação não é exceção. Este ano, o destaque vai para a gastronomia turca, peixe confecionado com muita simplicidade, bebidas sem álcool, croissants que também são recipientes para outros doces, a massa filo trabalhada à moda do Médio Oriente, bebidas sem álcool, entre outras modas.
É isso que mostram os relatórios da AF&- Co. e Carbonate, empresa de Marketing e Relações Públicas, a Baum + Whiteman, consultora internacional de alimentação e restaurantes, a Whole Foods, uma das maiores cadeias de supermercados norte-americanas e a Mintel, uma agência global de inteligência de mercado.
Mas não lhe dizemos apenas quais são as tendências; mostramos-lhe também onde pode encontrar algumas delas em Portugal.
2025 à mesa: as tendências
A simplicidade do peixe
O relatório 2024 Hospitality Trends, da AF&Co e Carbonate, assegura que a grande tendência gastronómica do ano é o peixe confecionado da forma mais simples possível, daí que não seja de estranhar que aponte os bares de crus e as banquinhas de peixe frito como uma das grandes tendências no que à restauração diz respeito. Pode ler-se no documento já mencionado que “ambos partilham muitas semelhanças: menus concisos e comida simples muito bem confecionada, o que permite que os chefs adicionem o seu selo de assinatura de criatividade”.
O Crudo Bar do Rocco, em Lisboa, segue esta tendência como o nome indica e da sua ementa fazem parte as ostras do Sado, o lavagante ao natural, o Royal de marisco (com caranguejo-real, lavagante, ostras, casco de sapateira, gambas), o cocktail de camarão ou o tártaro de atum.
Gastronomia turca
A gastronomia que está em destaque este ano será a turca, que recebe influências de vários países com os quais faz fronteiras, como a Grécia, a Bulgária, a Síria, a Geórgia, a Arménia e o Irão. Húmus, kebabs, iogurte espesso e picante, pães achatados, vegetais cozidos em azeite e baklava são alguns dos pratos que cruzam aquelas culturas. Os pequenos-almoços turcos compostos por ovos assados com pimentos e soujouk (salsicha de carne seca), queijo, azeitonas, pastas, molhos e kaymak (gelado) vão tornar-se famosos um pouco por todo o mundo.
Cocktails gelados
A AF&Co. e Carbonate nomeiam os freezer Martini como cocktails do ano. São servidos bem gelados como o nome indica, mas o que também não faltará são os Expresso Martini, porque o café continua a captar a atenção dos bartenders. A novidade é que, em 2025, virão acompanhados de banana, que “dá uma doçura subtil subjacente para equilibrar o álcool, sem dominar o sabor”, como se pode ler no relatório já citado.
A tequila e o mezcal, que têm feito sucesso nos últimos anos, prepararam-se para ser destronados pelo sotol, também ele uma bebida mexicana e que servirá de base para muitos cocktails. Outros ingredientes que prometem surpreender nestas bebidas é o sésamo e as pérolas de tapioca, estas últimas para dar textura e atrair a geração Z que cresceu com os bubble tea.
Por sua vez, a Baum + Whitemand destaca o Limoncello Spritz, uma bebida que fez sucesso no último verão nos lagos Maggiore e d’Orta, em Itália. e que se vai agora espalhar para outras partes do mundo.
Restaurantes casuais
A Baum + Whiteman assegura que na restauração a grande tendência são os restaurantes com uma decoração casual com peças encontradas em vendas de garagem, lojas em liquidações e feiras de segunda mão, e onde a comida é honesta e muito saborosa.
Um exemplo disso em Portugal, é o Pippo, que abriu recentemente em Lisboa e é o resultado da vontade de três amigos, Thomas Cecchetti, Yann Rotundo e Marco von Ritter. É a este último que se se deve a decoração feita com peças originais, muitas delas encontradas na Feira da Ladra, como conta Thomas Cecchetti, que diz ainda que todas as semanas há coisas novas: “O Marco é um louco do design”, afirma.
Mas, se a decoração chama a atenção, o que dizer da carta feita a pensar na partilha dos vários pratos sem imposição de regras de um ser primeiro do que os outros? “Aqui a cozinha italiana ganha influências portuguesas e os pratos regem-se pela sazonalidade. Não somos fancy. A comida é a nossa imagem e é feita de coisas simples. Queremos pôr no menu quem somos”, assegura Thomas Cecchetti.
O menu divide-se entre snacks, pizzete e pratinhos, mas a ordem dos pedidos é aleatória. Focaccia de fermentação natural com manteiga de sálvia; crudo de atum com tomate e habanero; brocamole, uma revisitação do guacamole onde os brócolos do sul da Itália substituem o abacate; a pizzeta de creme verde, kale e stracciatella fumada e o cheescake com pistácio de Bronte e manjericão são algumas das propostas a provar.
Sem álcool
Se há tendência a crescer no mundo das bebidas são as sem álcool ou com um menor teor alcoólico, como salienta a AF&Co. e Carbonate. Alguns restaurantes de fine dining, onde há sugestão de pairing para acompanhar os menus de degustação, já têm harmonizações com bebidas não alcoólicas e até com chá.
“À medida que o interesse continua a crescer, estamos a ver novos produtos a ser desenvolvidos para oferecer os aromas e a complexidade encontrados no vinho, sem o álcool.” O Boubou’s, em Lisboa, é um desses casos. Não muito longe desse restaurante encontra-se a The Other Bottle, a primeira loja física de bebidas de qualidade que proporcionem uma alternativa saudável e sofisticada ao álcool em Portugal.
Abriu em outubro passado e, além da venda ao consumidor final, está a trabalhar com restaurantes de alta gastronomia. “Escolher não beber álcool não significa ficar limitado a água ou refrigerantes. A The Other Bottle quer apresentar esse outro lado das bebidas e ser inclusiva, chegando a todos – desde quem desistiu do álcool por qualquer razão até quem simplesmente procura alternativas mais saudáveis”, afirma Jeremias Loock, o proprietário.
Os produtores de vinho também estão a baixar o grau alcoólico de algumas referências, até porque a geração Z tende a beber menos álcool e o vinho não está no topo das suas preferências. As cervejeiras também estão a aprimorar as cervejas sem álcool.
Ainda na categoria de bebidas sem álcool vão estar na moda as dirty sodas, uma tendência apontada quer pela a AF&Co. e Carbonate quer pela Baum + Whiteman. É uma mistura de um refrigerante com algo frutado (como um sumo ou um xarope de fruta), um creme (natas, coco cremoso, etc.) e algo para dar textura (biscoitos triturados).
Sobremesas crocantes
De acordo com o relatório divulgado pela AF&Co. e Carbonate, o doce do ano é a kataifi (massa filo desfiada) muito popular nas sobremesas do Médio Oriente, mas que, em 2025, terá um papel de destaque nos doces de outras latitudes, pois é perfeita para dar textura e absorve os sabores que lhe são adicionados.
No restaurante turco Rumi, em Lisboa, pode experimentar a kataifi na sobremesa knafeh. A kataifi vai ao encontro de uma das tendências apontadas pela Whole Foods, a textura crocante que os consumidores procuram cada vez mais nos vários momentos das refeições.
Ao longo dos últimos anos, nas redes sociais, têm ecoado croissants de vários formatos, tais como o cronut, o cruffin, o cubo e até de tamanho desmesurado. Em 2025, segundo o relatório 2025 Hospitality Trends, a massa amanteigada dos croissants franceses torna-se uma espécie de recipiente comestível para outras variedades de doces (e até sabores salgados). Terão a forma de triângulo e de formas de queques.
Alimentos funcionais
A Mintel considera os alimentos funcionais como uma das grandes tendências do ano para que os consumidores consigam obter as doses diárias de nutrientes essenciais, como proteína, fibra, vitamina e minerais. A Whole Foods também destaca os produtos com proteínas adicionadas que vão além das habituais barritas e pós. O queijo cottage (a grande tendência nos lacticínios) e alguns alimentos integrais são alguns dos exemplos dados pela cadeia de supermercados norte-americana.
Em Portugal, um dos produtos mais recentes é o Nestum Pro, à base de cereais rico em proteína sem açúcares adicionados.
Café aromatizado
O café de especialidade continua a ser uma tendência e agora as atenções voltam-se para o do Iémen, onde se terão cultivado as primeiras plantas de café e onde ainda hoje os cafés são o centro da socialização e verdadeiros espaços culturais. A AF&Co. e Carbonate adiantam ainda que em 2025 o café será aromatizado com, por exemplo, cardamomo e gengibre e as bebidas de café e leite com rosa e pistácio, numa mistura de sabores salgados e doces. O miso expresso será a grande novidade, garantem.
Massa mãe
A Whole Foods não tem dúvidas, na padaria reinará o pão feito com massa mãe, algo que está a crescer desde a pandemia e que já chegou aos supermercados. Além do pão, a massa mãe é também usada nas pizas, brownies, biscoitos, entre outros. Foi na altura do confinamento que surgiu o projeto Do Beco, uma padaria artesanal que António José de Mello começou em casa e cujo pão chegava diretamente a casa dos clientes.
Hoje, a marca tem já duas lojas em Lisboa, uma na Estefânia e outra em Santos, que abriu em outubro último e onde o processo de produção está à distancia de uma vitrine. Além da venda de pão e de vários bolos, servem refeições ligeiras e brunches, bem como café de especialidade.
As sanduíches do ano serão, de acordo com Baum + Whiteman, servidas em focaccia. É uma sanduíche com vários elementos cortados finamente. Alcachofra, geleia de figo, molhos de queijo derretido, pasta de pistácio, creme de alho, creme de trufas, mostarda de pera, mortadela, mascarpone de mel são alguns dos ingredientes que não podem faltar.
O pan dulce mexicano em forma de concha é outr a dos destaques deste novo ano e, além de ser recheado, com sabores doces, há quem experimente juntá-lo aos salgados
Ingredientes-chave
O pistácio vai ser presença constante em pratos e bebidas e em todos os tipos de restaurantes, afirma a AF&Co. e Carbonate. De acordo com o seu relatório, este alimento tanto fica bem em doces como em salgados, estando a substituir as amêndoas e avelãs nos primeiros e a ter o papel principal em saladas, molhos e bebidas.
Por cá, pode provar a tarte de framboesa, verbena e pistácio, um dos clássicos da chef Juliana Penteado, conhecida pela pastelaria fresca com óleos essenciais. A agora também jurada no Masterchef Portugal também tem algumas edições limitadas com este ingrediente, caso do cheesecake de matcha latte e pistácio.
Panisse, farinata, socca são nomes diferentes para pratos semelhantes feitos com uma combinação de farinha de grão-de-bico, azeite de oliva, água e sal. Para a AF&Co. e Carbonate, vão destacar-se em 2025, pois são nutritivas, e não contém glúten.
A popularidade das algas marinhas mantém-se e cresce o interesse pelas plantas aquáticas, ambas fontes mais sustentáveis de proteína e de outros nutrientes, como salienta a Whole Foods, destacando o musgo marinho, o ágar-ágar e as lentilhas d’água. Já a Baum + Whitemand salienta o casamento entre o doce e o salgado como sabor do ano. O swicy, como é apelidado, está cada vez mais em voga e pode surgir em pratos e bebidas.
Entrega em casa
A entrega de comida em casa vai atingir novos patamares, de acordo com AF&Co. e Carbonate; as atenções voltam-se para as embalagens, que serão altamente instagramáveis e oferecerão funcionalidades adicionais, como comer facilmente a partir daquelas.