Dinheiro

6 dicas para aumentar as poupanças

Ter dinheiro guardado só lhe traz mais valias: ajuda-a em situações imprevistas e permite-lhe planear acontecimentos importantes e diferentes na sua vida. Por isso, assuma a máxima: aumentar as poupanças pode ser o caminho para o sucesso financeiro.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Dicas para aumentar as poupanças
Escrito por
Jun. 22, 2016

Todos os meses acontece o mesmo. Recebe o ordenado, paga as contas e nota que lhe sobra pouco dinheiro para outros gastos. Pensa que tem que fazer algo para mudar essa situação, mas não sabe o quê. Aumentar as poupanças pode tornar-se mais fácil do aquilo que pensa. O segredo passa por utilizar pequenos truques no dia a dia que, a longo prazo, fazem com que as suas economias sejam maiores.

Em 2015, quase 30 mil famílias pediram ajuda à DECO – um número superior ao de 2014. As razões são várias e inesperadas: desemprego, doença ou morte de familiares. Nestas alturas infelizes (e noutras bem mais felizes como um casamento ou a chegada de um bebé) é importante que tenha algum dinheiro de parte. A seguir, mostramos-lhe como pode aumentar as poupanças.

Faça isto para aumentar as poupanças

Arredonde quando paga alguma coisa

Imagine que uma conta de supermercado dá 24,95€. Neste caso, coloque os cinco cêntimos numa bolsa à parte. A curto prazo, não resultará numa grande poupança, é um facto. Mas quanto mais tempo usar este mecanismo, mais dinheiro vai conseguir juntar.

Venda aquilo que já não usa

E que o valor sentimental lhe permitir, claro. Sabe aquela bicicleta que tem guardada na garagem ou aquele computador que está desligado há mais de um ano? Por que não estimar um valor e pô-los à venda? Hoje em dia já há plataformas (como o OLX) e lojas físicas (como a Cash Converters e a Cash & Go) onde consegue vender vários tipos de produtos a preços satisfatórios.

Pague-se a si mesma

A frase pode parecer estranha, mas é mesmo isso que queremos dizer. Quando apontar nas suas notas o valor que tem que pagar de luz, água e gás, por exemplo, aponte também um valor fixo que tem que guardar por mês. Coloque esse valor numa conta poupança.

Procure atividades grátis

Cada vez há mais sítios gratuitos onde pode ir passear e concertos ao ar livre muito interessantes onde não é cobrada entrada, por exemplo. Agora no verão, aproveite a programação do Out Jazz e se tiver crianças veja as sugestões da Pumpkin.

Elabore um orçamento familiar

Esta é a melhor forma de controlar todo o rendimento familiar e saber o valor total que gasta em despesas. Aliás, vai servir para que perceba se está a gastar um valor demasiado alto nalguma coisa que não vale a pena. Divida o orçamento em duas partes: despesas e rendimentos. Nesta última parte coloque todos os valores relativos a salários, subsídios e pensões. No lado das despesas coloque as fixas (rendas e créditos, por exemplo) e as variáveis (roupa, lazer e contas de supermercado).

Fuja de certas promoções

Sabe quando vai ao supermercado e vê um artigo em promoção do qual não precisa, mas que pensa: “não preciso disto, mas é uma grande promoção por isso é melhor levar”? Não volte a fazer isso. Provavelmente não vai mesmo precisar e já não vai conseguir recuperar o dinheiro.

Estas dicas de poupança  foram úteis? Dê-nos a sua opinião e comece já a poupar. Conheça ainda as apps que a ajudam a poupar dinheiro.

Últimos