Se o ténis já dominou estações de primavera-verão em anos anteriores, no inverno, o desporto que mais está a dar que falar – com coleções próprias para a modalidade – é o ski. Na verdade, o próprio cenário de neve, das altas montanhas e dos challets acolhedores, já tinha sido motivo de inspiração para Karl Lagerfeld, naquela que seria a sua última coleção para a Chanel, em 2019.
Agora, em 2022, o cenário mantém-se, mas as roupas sofrem um upgrade. Nas ruas, usam-se casacos cintados acolchoados, botas forradas a pelo de carneiro e óculos largos que não deixam queimar a zona ocular. Aliás, relembramos a primeira foto de Adam Driver e Lady Gaga para o filme Casa Gucci, ambos com looks pensados para a neve, típicos dos anos 80, com Lady Gaga a usar o modelo de chapéu russo Ushanka.
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O que é importante saber é que a tendência aprés ski (assim se chama) não chegou apenas para quem vai praticar desportos de inverno nos Alpes Suíços. O termo après ski significa “depois do ski” e surgiu por volta dos anos 50 na Europa, quando houve um aumento da comercialização de material desta modalidade.
O conceito não tem a ver com ski, mas sim com o serão depois de praticá-lo: o relaxar com uma caneca de chocolate quente e a socialização com amigos, sem nunca deixar de estar bem-vestida e aconchegada.
Agora, a democratização deste desporto aconteceu para que esta estação a roupa e acessórios de ski chegassem à rua. Como? Graças aos desfiles de moda que incluíram estas peças nas suas coleções.
Vamos a factos. Nas campanhas deste inverno, temos a Louis Vuitton com fatos e puffers num cenário típico de neve, a Prada com o conto A Midwinter’s Night Dream, um imaginário gelado de Los Angeles, a Chanel que levou os macacões de ski para a passerelle e a Miu Miu que apresentou balaclavas e outros detalhes quentes entre as suas opções para o inverno.
Além disso, muitas outras marcas não se deixaram ficar e lançaram coleções próprias inspiradas no ski. Temos a segunda colaboração da Gucci com a The North Face, por exemplo, mas também linhas de marcas de fast fashion, como a C&A e a Oysho, que se atiraram de cabeça para este desporto e têm agora peças para a neve, usadas em qualquer ocasião.
Em baixo, mostramos-lhe algumas peças para entrar nesta tendência.