Frio de manhã, calor à tarde. A meia-estação instalou-se no nosso País e a transição do verão para o outono não podia ser mais animadora.
Está na hora de tirar o cabedal das gavetas, voltar a usar uma ou outra peça de bombazina e começar a calçar as sabrinas, loafers e, quem sabe, os botins. Ainda assim, não arrume já os vestidos leves e compridos. Ainda dão jeito em alguns dias.
Abraçamos esta nova estação com entusiasmo e as peças quentes que estavam no fundo da gaveta voltam a ganhar vida.
A equipa da Saber Viver já escolheu o que quer usar nesta meia-estação. Veja tudo, na galeria, em baixo.
O nosso armário cápsula para outubro
Ana Francisca Oliveira, jornalista
Ana Francisca Oliveira, jornalista
Saber o que vestir nos dias de outono pode ser difícil, mas esta é, sem dúvida, uma das minhas épocas favoritas do ano. Os dias começam a ficar um pouco mais frios e, por isso, nada melhor que apostar em malhas. Escolhi umas meias cinzentas em lã e caxemira para usar com galochas e uma camisola de manga comprida que posso combinar com qualquer parte de baixo. Um casaco curto é sempre um clássico, pela sua versatilidade, daí não o poder deixar de fora. Uma saia midi preta é a minha peça de eleição para os dias em que quero andar mais arranjada, no entanto, nos dias casuais, as calças metalizadas são a minha primeira escolha. Nas manhãs frias e tardes quentes, aposto numa t-shirt combinada com uma camisa de tweed, um estampado intemporal. Nos acessórios, não dispenso uma carteira pequena de ombro e um lenço acetinado, que posso utilizar como gravata (alerta, tendência!).
O outono é uma estação curiosa. Parece que ninguém não sabe muito bem como se vestir e, por isso, quando saímos à rua, vemos pessoas, ora de t-shirt e calções, ora de botas e casacos quentes. O truque, contudo, é pensar que, se estamos na meia-estação, temos de escolher peças de roupa que sejam um meio-termo. É assim que os coletes se tornam numa boa opção, assim como as camisas e as saias midi. Nos pés, é a vez de os loafers e as sabrinas, rasas ou com um pequeno salto, saírem do armário. Porém, há espaço também para vestidos de manga curta, cobertos por um casaco, ao final do dia.
Se há estação do ano que gosto particularmente, é o outono: das cores, pisar as folhas no chão, o sol durante o dia, mas o frio já a pedir uma manta durante a noite, tudo coisas presentes nesta altura. Quando se fala de roupa, adoro usar malhas, bombazina e tecidos mais pesados. Como tal, escolhi uma carteira de camurça que está mais ligada a tempos frios. Outro tecido típico de meia-estação é a bombazina, daí incluir as calças, que ficarão bem combinadas com qualquer uma das malhas. Por fim, como durante a noite já se começa a sentir frio, adicionei as botas de cano alto, pois, assim, ainda que esteja de saia, mantenho as pernas mais quentinhas.