Se alguma vez se quis sentir como Diane Keaton em Alguém Tem de Ceder ou pensou em viver a vida de Meryl Streep em Amar é Complicado!, então chegou a hora de, pelo menos, se vestir como uma delas.
O termo coastal grandmother, criado pela tiktoker Lex Nicoleta, está a percorrer a rede social TikTok e tem levantado algumas questões: o que é uma coastal grandmother? Posso tornar-me numa? Trata-se só de estilo ou é também uma forma de viver?
Segundo a criadora, “não é preciso ser avó para ser uma coastal grandmother, é para qualquer pessoa e para todos“, explicou num dos seus vídeos. A verdade é que com apenas algumas peças-chave pode facilmente obter o look das personagens dos filmes da Nancy Meyers. O mindset vem depois.
Apesar de estar associado muitas vezes a um estilo de vida mais excêntrico, representa, sobretudo, a vida de mulheres de meia-idade, com uma casa à beira-mar, que optam por viver de modo simples e sereno.
Levantar cedo para uma caminhada pela praia ou para uma aula de yoga, ler um livro com a companhia de um copo de vinho, são apenas algumas das atividades associadas a este lifestyle.
Prepare-se para invadir o armário da avó e criar os melhores outfits, diretamente do passado para a praia mais perto, ou qualquer que seja o destino delineado para estas férias. Mas, primeiro, é necessário vestir-se como uma verdadeira avó que vive na costa, tudo o resto chega depois.
Como conseguir o coastal grandmother look
Cores neutras, malha e muitas camisas
Tecidos leves, como o linho, e tons que viajam entre o azul, o bege e branco são elementos essenciais a ter em consideração para que este look resulte. É impossível ignorar, ainda, a presença de camisas. Sejam usadas num conjunto de calções, como vestido ou com umas simples calças, não podem mesmo faltar no armário.
Malas de ombro e sandálias rasas em preto, com acessórios em tons de dourado a combinar, são pormenores que não escapam em nenhum dos looks desta tendência.
Outra peça essencial, que muitas vezes serve apenas como acessório, é uma camisola de malha amarrada aos ombros. É um pormenor simples, mas que acaba por dar mais versatilidade ao look, uma vez que os tons suaves são protagonistas nestes coordenados.
Claro que, por ser uma tendência de verão, não podiam faltar vestidos. Apesar de os favoritos serem as calças ou os calções de linho, vestidos no mesmo tecido, em crochet ou com folhos, também são peças a considerar. Combine-os com um bucket hat e uma carteira de vime, para um outfit mais casual.