Calças largas, em modelo mom, carpenter, cargo, wide ou flare – se há algo que a geração Z detesta são partes de baixo justas, em particular calças. É verdade, há cerca de uma década que as calças justas foram descartadas e consideradas uncool, mas, como sabemos, a moda é cíclica, por isso prepare-se para ver este tipo de jeans em todo o lado nos próximos tempos.
Todas vimos, nos últimos anos, um aumento na procura de peças dos anos 2000, como sabrinas, crop tops e calças capri, por isso não é de espantar que as calças justas seriam a seguir. No entanto, não estão a ser combinadas como antes.
Ver esta publicação no Instagram
Blue Jeans
As calças justas como as conhecemos hoje surgiram nos anos 70 e 80, que tipicamente são associados às calças boca de sino. Todavia, com a evolução tecnológica, os tecidos tornaram-se mais elásticos e flexíveis, o que aumentou a procura de calças justas, visto que eram mais confortáveis.
Mais tarde, nas décadas de 2000 e 2010, modelos com cintura baixa e com perna justa, ligeiramente larga no fim, eram os jeans a usar. Com o tempo, surgiram as calças mom, apertadas em cima e um pouco mais largas nas pernas, que rapidamente foram substituídas por modelos wide e oversized.
O estilo preppy e old money, inspirado em personagens como Serena van der Woodsen e Blair Waldorf, de Gossip Girl, ressurgiu no último ano, o que potenciou a procura por calças justas. Contudo, não como as conhecemos – agora são de cintura alta e ligeiramente largas na perna. Descubra como usar.
Como usar
• Para dias quentes – opte por calças em ganga mais clara, que pode combinar com coletes, tops halter e camisas largas. Finalize com sabrinas ou kitten heels e óculos de sol. Carteira pequenas de ombro ou mão são também bem-vindas.
• Para dias frios – aqui, modelos de ganga escura são a melhor opção. Conjugue com camisolas de malha de gola alta, sobretudos (curtos ou compridos) e gabardinas. Nos pés, o melhor é calças botas de cano alto, botas chelsea ou botas militares. Termine com carteiras grandes. Et voilá!