Conhecidos pelo seu design confortável e prático – com a bainha geralmente acima do joelho -, os calções bermuda estão geralmente associadas ao vestuário masculino, embora não lhe seja exclusivo.
Segundo a Condé Nast Traveler, as bermudas remontam, pelo menos, ao início do século XX, altura em que os soldados britânicos estacionados nas ilhas Bermudas – daí o nome dos famosos calções – descobriram que as calças dos seus uniformes não eram a melhor peça de roupa para lidar com o clima tropical do território.
Na década de 1920, conta a publicação, as bermudas eram uma tendência a seguir, quer pelos nativos da ilha, quer pelos seus visitantes. Por norma eram usadas com meias até ao joelho e, em ocasiões mais formais, com blazer e gravata. Estavam associadas a lazer e a férias paradisíacas, e por isso eram vistas como um símbolo de riqueza e estatuto.
@ellenbrockygirl Bermuda short outfit ideas. What do we think of this trend? I got this classic black pair from @ARKET and there are endless amounts of ways to wear them! #outfitideas #bermudashorts #springoutfits ♬ JUMP – me n ü
Porém, foi apenas em 1950 que a peça de roupa começou a ser mais usada por mulheres no ocidente. Com o tempo, os calções bermuda começaram a fazer parte tanto do guarda-roupa feminino como do masculino, embora continuem a dividir opiniões. Ou se gosta, ou se odeia. Não há meio termo.
Como usar
Combine umas bermudas de linho com um colete ou blazer do mesmo tecido e uma camisa para um visual elegante e chique, perfeito para quem adora a estética old money. Por outro lado, os calções bermuda oversize são ideais se gosta de looks mais desportivos: são largas e não evidenciam a cintura, por isso sugerimos que as conjugue com uma t-shirt ou sweatshirt também larga e com umas sapatilhas.
E se estiver de férias, nada melhor do que combinar os calções de ganga com uma camisola fresca e umas sandálias nos pés. Por vezes, menos é mesmo mais.