© imaxtree
#Como se usa: conjuntos de malha, o conforto aliado à elegância

#Como se usa: conjuntos de malha, o conforto aliado à elegância

Cómodos mas elegantes, os conjuntos de malha permitem-nos trazer o conforto dos pijamas para a rua nos dias mais frios. A melhor parte? As combinações são infinitas. Veja como usar.

Por Out. 9. 2024

Se é como eu e adora os meses frios, então sei que está feliz por já estarmos no outono. Despedimo-nos então do verão e começamos a retirar das caixas as roupas mais quentes, em particular as malhas, indispensáveis quando as temperaturas começam a descer.

Coletes, cardigans, calças, calções, saias, camisolas ou vestidos – as malhas surgem em todas as peças de vestuário esta estação e podem ser combinadas entre si para criar um look ultra sofisticado mas prático.

Quer seja para um dia casual no escritório ou para passear ao fim do dia, veja como pode combinar conjuntos de malha para todas as ocasiões.

Mix and match

Surpreendentemente, a primeira vez que alguém pegou em duas agulhas e tricotou foi no Egito, visto que as primeiras peças de malha foram encontradas no país (datavam de 1000 a 1400 A.C.).

Foi apenas no século XIII que esta técnica chegou à Europa, em particular a Espanha. Foram descobertas peças de malha com inscrições tricotadas em árabe num túmulo selado em 1275, o que levou historiadores a assumir que foram produzidas na altura em que o país estava ocupado por povos árabes.

Dois séculos mais tarde, o ponto purl foi introduzido, o que permitiu criar vestuário mais complexo com acabamentos mais limpos, como casacos e camisolas.

A Revolução Industrial do século XVIII impulsionou o uso das malhas, mas o tricot manteve-se uma atividade de lazer para muitas pessoas por todo o mundo.

Nos anos 20, a designer Elsa Chiaparelli introduziu as malhas no mundo do design, em particular com as camisolas bow knot. Seguiu-se Coco Chanel, nos anos 40, 50 e 60, com fatos de camisola ou cardigan e saia, o que popularizou os conjuntos de malha.

Nas décadas seguintes, as saias foram trocadas por calças, combinadas também com casacos e camisolas, em outfits coloridos e monocromáticos, típicos da época.

Atualmente, os conjuntos de malha surgem em todas as peças de vestuário, seja em saias, calças, calções, camisolas ou casacos, ainda em looks monocromáticos, tanto neutros como coloridos.

Como combinar

Saia comprida com camisola – para os dias um pouco mais frios, o melhor é optar por vestir um conjunto de malha de saia comprida e camisola, que pode ser cropped ou não, a escolha é sua. Aqui, o melhor é combinar com botas, sapatos de salto alto ou mocassins e uma carteira de ombro.

Calças com colete ou casaco – para ocasiões casuais mas importantes, recomendamos que aposte em utilizar um conjunto de calças com colete ou casaco de malha. Coloque sempre uma camisa  ou uma t-shirt por baixo destas peças. Dependendo do evento, pode calças umas botas ou sapatos de salto alto.

Saia curta com camisola ou casaco oversized – se optar por um conjunto de malha de saia curta e casaco ou camisola, o melhor é combinar esta peça com botas de cano alto ou cowboy.

Calções curtos – se preferir um outfit mais arriscado, sugerimos que aposte por usar calções de malha curtos, que pode combinar com camisolas de malha do mesmo tom, e sabrinas ou galochas, dependendo do tempo.

As carteiras pequenas e os óculos de sol também são bem-vindos em qualquer look. Et voilá!

Inspire-se nestes outfits com conjuntos de malha

  • © Instagram - @aniyahmorinia
    1 / 9
  • © Imaxtree
    2 / 9
  • © Imaxtree
    3 / 9
  • © Imaxtree
    4 / 9
  • © Imaxtree
    5 / 9
  • © Imaxtree
    6 / 9
  • © Instagram - @sophielopez
    7 / 9
  • © Instagram - @judyxkam
    8 / 9
  • © Instagram - @camillecharriere
    9 / 9
Este artigo foi publicado originalmente em 2023 e atualizado.
Mais sobre dicas , roupa