#Como se usa: gabardina curta, a reinvenção de um clássico
Uma peça elegante que não só protege da chuva como transforma um look. Este ano, surge em formato cropped e pode ser usada em qualquer ocasião. Veja como pode combinar uma gabardina curta.
Agora, é o casaco de eleição para os dias chuvosos (e para conseguir um outfit sofisticado), mas antes era meramente um uniforme militar. Estamos a falar, claro, da gabardina.
Para além de intemporal, clássica e um must-have em qualquer armário cápsula, este abrigo tem mais de um século de história e já foi reimaginado em inúmeros tecidos, cortes e estilos.
Tipicamente associada ao streetwear britânico ou a filmes de detectives, a gabardina surge agora longe do chão, mais curta, mas sempre impermeável e pronta para marcar a cintura.
Curiosa? Descubra como pode combinar a versão 2.0 da gabardina.
House of Burberry
Foi no início do século XIX que Charles Macintosh fabricou pela primeira vez casacos de algodão para o exército britânico. Estes, passaram a chamar-se Macs, e foram revolucionários por serem à prova de água. No entanto, nem tudo era um mar de rosas.
Por não serem respiráveis, mantinham o suor no interior, o que era, claro, problemático. Uns anos mais tarde, em 1853, John Emary criou e patenteou um novo tecido, também impermeável, que intitulou Aquascutum, ou seja, escudo de água em latim.
Todavia, três anos mais tarde surgiu o tecido que iria revolucionar de novo o mundo das gabardinas – a sarja impermeável e respirável. Foi Thomas Burberry que conseguiu criar este abrigo como o conhecemos hoje, não fosse o seu nome o mais associado com o modelo de casaco.
O design da gabardina – comprida, com ombros marcados e uma pequena capa na parte de trás – surgiu, então, devido às necessidades dos soldados durante a Primeira Guerra Mundial, que trocaram os pesados casacos de lã pelo abrigo impermeável e leve.
Nas décadas seguintes, as gabardinas eram vistas maioritariamente em filmes de espiões e detectives, em particular no corpo de Marlene Dietrich.
Foram, aos poucos, introduzindo-se no armário de várias celebridades, em particular Jane Birkin, Brigitte Bardot e Jackie Kennedy, o que rapidamente as popularizou como a peça ideal para os dias de chuva.
Atualmente, é raro sair à rua sem ver alguém com uma gabardina. Contudo, esta estação fria, temos a certeza que a vamos ver em formato mais curto. A razão para este novo modelo? Provavelmente a paixão da Gen Z por peças cropped.
Mostramos-lhe, de seguida, como pode combinar esta reinvenção de um clássico.
Como combinar
- Para looks casuais: aposte em sweatshirts ou t-shirts, calças de ganga (justas ou largas, a escolha é sua), calções ou saias mais curtos e ténis;
- Para outfits formais: sugerimos que escolha combinar a gabardina curta com uma camisa, com calças um pouco largas ou saias compridas de algodão, com mocassins ou sabrinas, e com uma carteira de mão;
- Em dias quentes: opte por usar sabrinas ou ténis e escolha uma gabardina curta em tons neutros e claros (para os momentos de chuva);
- Em dias frios: quando as temperaturas descem, o ideal é optar por uma camisola de malha (de gola alta ou não), saias de ganga compridas ou calças de ganga largas, e botas cowboy ou chelsea. Et voilá!