A origem da bainha abalonada remonta aos anos 50 com criações de Hubert Givenchy e Pierre Cardin. No final da década, o New York Times chegou até a considerar a saia balão umas das tendências mais bonitas para se usar em ocasiões mais glamorosas, de preferência combinada com meias de vidro e luvas, segundo o Museu do Instituto de Design e Merchandising da Moda (FIMD Museum).
O que é?
“Uma saia balão é na realidade duas saias. Uma saia interior, mais curta e justa, que suporta uma saia exterior com muito volume e mais comprida, e que é franzida exuberantemente em cima (…) e em baixo”, explica Arancha Rodrigálvarez, uma das fundadoras do estúdio Vestuario Carmen17, à Vogue espanhola.
Ver esta publicação no Instagram
É, sem dúvida, uma peça com os seus desafios. “Trata-se de manter sem peso o que, pela força da gravidade, tende a cair”, afirma.
“Para criar esta saia, o primeiro aliado será o tecido, que deverá ter estrutura, volume, ser suficientemente rígido para manter a sua forma, cair suavemente e fluir com o movimento para que seja harmonioso”.
Ver esta publicação no Instagram
Anos 1980 e 2010
É quase impossíve falar da saia balão sem ter flashbacks dos anos 80, quando o mundo da alta-costura foi altamente influenciado pelo designs da década de 50.
A silhueta dramática e divertida, recriada em peças com cintura descaída, foi imortalizada por nomes como Madonna e princesa Diana. Décadas mais tarde, tornava-se uma peça essencial no guarda-roupa de várias celebridades.
Mais recentemente, foi presença na coleções de Paloma Wool e de Molly Goddard.
Ver esta publicação no Instagram
Como usar: saia balão
Então, como fazemos o styling de uma peça tão icónica? Temos diversas opções.
• Se for uma minissaia, pode conjugar com uma parte de cima mais justa (pode ser um top ou uma camisola), de modo a destacar ainda mais o volume da peca, e uns sapatos à sua escolha;
• Por outro lado, pode apostar numa silhueta oversized, com uma camisa ou blusa igualmente larga;
• Se escolher uma saia balão comprida, aposte num top elegante e uns saltos altos. Se quiser aventurar-se, experimente acrescentar um blazer;
• Quem preferir um estilo mais desportivo e descontraído, que tal um top curto, uns ténis e o seu casaco preferido?
@laraadkins #ad @asos ♬ original sound – L A R A 🧸