#Como se usa: saias rodadas, a peça clássica que está de volta
Faça chuva, faça sol, as saias rodadas são sempre uma boa opção. Veja como pode combinar esta peça clássica e intemporal e adaptá-la ao seu estilo.
É verdade, as saias rodadas fazem parte do armário feminino há séculos. Sim, leu bem, séculos! Pode parecer um exagero visto que se trata de uma peça tão simples, mas a realidade é que ainda hoje usamos saias deste género. Ainda que mais curtas e em tons diferentes, claro.
Para além de serem práticas, as saias rodadas podem ser usadas tanto no verão e na primavera (em linho ou algodão) como no outono e no inverno (em ganga, couro ou lã), o que as torna intemporais e versáteis.
E sim, sabemos que não existem regras no mundo da moda, mas há sem dúvida uma teoria de como combinar peças de vestuário e criar looks, e é aqui que nós entramos.
Tem uma saia rodada no seu armário mas não sabe como a usar? Nós ajudamos.
A origem
É difícil dizer quando as saias rodadas foram usadas pela primeira vez, no entanto, sabemos que já eram populares em 1890, ainda que até aos pés.
Na década de 1920 ficaram um pouco mais curtas, mas foi apenas em 1947, com a criação do New Look de Christian Dior que esta peça se tornou o que usamos hoje em dia, uma saia justa na cintura em formato A line.
Nos anos seguintes, atrizes como Audrey Hepburn e Sophia Loren (ainda hoje ícones de estilo, devo acrescentar) popularizaram ainda mais as saias rodadas, que passaram a ser essenciais para certas danças, como o Rock and Roll, por exemplo.
Todavia, a minissaia chegou nos anos 60 e as saias rodadas foram esquecidas durante algum tempo, pelo menos até começarem a ser usadas em formato bem curto. Nos anos 90 regressaram aos armários de mulheres por todo o mundo, em tecidos como a ganga e o couro.
Atualmente, são bastante versáteis, e há comprimentos, cores e tecidos para todos os gostos. Basta escolher e combinar.
Como combinar
Para os dias mais quentes, sugerimos que opte por escolher uma saia em tons neutros ou pastel, tanto comprida como curta. Combine-a com sapatos de salto baixo, sabrinas ou sandálias, também elas em cores como o preto, o branco ou o beje, e com cintos largos na cintura.
Na parte de cima, sugerimos t-shirts, camisas ou tops, tanto sem ombros, como cropped ou compridos. Lembre-se, pode usar estas peças tanto dentro como fora da saia, a escolha é sua.
Já nos dias frios, pode conjugar saias rodadas (tanto em cores neutras como fortes) com camisolas de malha, blazers e gabardinas.
Termine com uns sapatos de salto ou botas de cano alto e uma carteira ao seu gosto. Et voilá!