Muitos convites para casamentos surgem no pico do verão e nesta ocasião assaltam as dúvidas de como seguir os códigos de vestuário para cada estilo de cerimónia. Organizámos vários looks que não vão falhar, consoante a ocasião.
Mas, antes, vamos conhecer algumas regras básicas.
O que deve saber sobre dress code de casamentos
O bom senso deve prevalecer sobre quaisquer regras: minissaias muito curtas e decotes vertiginosos dão um ar vulgar em qualquer idade, ninguém deve ir de ténis – é demasiado informal, mesmo que a própria noiva tome essa decisão.
A roupa demasiado justa e transparente não é bem aceite, sapatos de cunha com saltos de corda ou cortiça também não são apropriados, nem elegantes. Excesso de jóias e bijuteria é considerado de mau gosto e demasiado ostensivo…
Siga à risca o dress code aconselhado no convite, se não constar, informe-se sobre o estilo dos convidados e tente não se destacar (principalmente pela negativa!).
Estar bem vestida não é sinónimo de ter um vestido caro, mas sim estar vestida de acordo com o estilo de cerimónia – nem demasiado sofisticada nem demasiado simples. Assim, se o casamento for ao meio-dia, deve:
• Escolher cores neutras e tons pastel – bege, azul-escuro, rosa e azul-claro, verde-água, amarelo-claro.
• Evitar o preto (que é mais apropriado para cerimónias fúnebres) e nem pense em usar branco para não a confundirem com a noiva!
• Se quiser usar chapéu, pode fazê-lo até ao pôr do sol.
• Se a festa se realizar depois das 17h, então deve deixar de lado as cores claras e apostar nos tons fortes, nos estampados ousados e nos brilhos. Além disso, pode arriscar em modelos mais sofisticados.