© SHUTTERSTOCK
5 estratégias sustentáveis para prolongar a longevidade das peças de roupa

5 estratégias sustentáveis para prolongar a longevidade das peças de roupa

Não é só na fase de compra que podemos fazer escolhas mais sustentáveis no nosso consumo de moda. Preservar e tratar das nossas peças é, na verdade, outra fase igualmente importante.

Por Ago. 23. 2022

Já não há dúvidas de que é fundamental que a área da moda e os seus intervenientes sejam aliados na luta contra as alterações climáticas: segundo informações do Parlamento Europeu, a indústria da moda é, por exemplo, responsável pela poluição de 20% da água doce a nível global e por 10% das emissões de gases de efeito de estufa.

Melhores métodos de produção e obtenção das matérias-primas são necessários, incluindo formas de reincorporar resíduos e excedentes têxteis na criação de novas peças, assumindo-se uma lógica cada vez mais circular na indústria – é que, segundo a Ellen MacArthur Foundation, a cada segundo, o equivalente a um camião cheio de roupa é incinerado ou enviado para aterro.

Para além das mudanças na indústria, a forma como gerimos as peças que já temos é essencial para um futuro mais sustentável.

Na verdade, fazer as nossas peças durar é um passo importantíssimo para reduzirmos o consumo de recursos e as emissões associadas à produção e transporte de novos produtos, e não é nada complicado – vamos à lista?

5 estratégias sustentáveis para fazer a roupa durar

1. Lavar apenas quando necessário

Quantas vezes colocamos para lavar peças que foram usadas por poucas horas? Em muitos casos, é possível utilizá-las durante mais algum tempo antes de ser realmente necessário lavar.

A exposição à centrifugação e às temperaturas da máquina contribui para o desgaste das peças, por isso faz sentido equilibrar o número de lavagens, e manter a temperatura e centrifugação no nível mínimo necessário.

Quando a razão da lavagem é uma pequena nódoa que se instalou, nada como retirá-la o mais rapidamente possível, de forma localizada. Assim, evita-se uma lavagem completa e reduz-se o risco de que a nódoa se torne mais difícil de eliminar, ao estar mais tempo a assentar no tecido.

2. Guardar adequadamente

Guardar as peças de forma adequada é meio caminho andado para que preservem a sua qualidade original.

Malhas com tendência a ceder com o peso, por exemplo, devem ser dobradas em vez de penduradas. Já as peças mais estruturadas, ficam melhor penduradas em cabides largos na zona dos ombros.

No caso dos sapatos, existem objetos que simulam a forma de um pé e permitem guardá-los sem danificar a sua estrutura.

3. Secar ao ar

Ao secar ao ar (em vez de utilizar a máquina), não só conseguimos poupar energia, como também reduzimos a exposição dos tecidos à fricção entre peças, o que ajuda a reduzir o seu desgaste.

4. Ajustar ou remendar

Aprender a costurar, ou recorrer a um serviço de costura, são ótimas formas de aumentar a longevidade das nossas peças.

Por vezes, pequenos ajustes (como a mudança de botões, a adição de bolsos, ou a mudança do comprimento) podem transformar uma peça desatualizada em algo interessante novamente.

No caso do aparecimento de borbotos, que é algo quase inevitável em muitas peças, tal não significa que estas já não podem ser usadas. Existem máquinas que permitem retirá-los sem haver o risco de estragar a roupa. Em 5 minutos a peça fica como nova.

5. Transformar

Por fim, quando pequenos ajustes já não são suficientes, transformar as nossas peças em algo diferente pode ser uma solução.

Calças rasgadas podem dar origem a uns calções, uma camisola com mangas manchadas pode-se transformar numa t-shirt, uma t-shirt velha pode passar a ser num saco reutilizável… Em último caso, os tecidos podem ser usados como panos ou discos desmaquilhantes.

Rita Tapadinhas formou-se em Gestão, e foi quando começou a trabalhar que se tornou cada vez mais alerta para os problemas ambientais. Em 2019 criou o Plant a Choice, um projeto que pretende alertar para os problemas ambientais e mostrar, de forma prática, como podemos tornar os nossos hábitos diários mais ecológicos e sustentáveis. Atualmente, @plant.a.choice (no Instagram) conta também com um podcast e dois e-books.

Mais sobre dicas , ecologia