Moda

Há uma nova flagship store para descobrir em Lisboa. E vale mesmo a pena

É um palacete histórico do séc. XIX de três andares, com tecnologia de ponta e quer proporcionar uma experiência de compra inesquecível. A Massimo Dutti acaba de se instalar na Avenida da Liberdade com um espaço que vai muito para além de uma simples loja de roupa.

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nova flagship store massimo dutti lisboa
Carolina de Almeida
Escrito por
Nov. 16, 2018

Tem um espelho mágico que permite aceder a toda a coleção da marca, exista ou não na loja, provadores interativos, serviços de alfaiataria e personal shopper gratuitos e um corner da icónica Taschen. O conceito da flagship store da Massimo Dutti, que abre ao público este sábado, 17, é uma estreia mundial. E ainda bem que escolheram Portugal para o fazer.

A tecnologia impressiona, mas foi a vertente arquitetónica que mais suspiros nos arrancou. Falamos de um palacete romântico de final do século XIX totalmente recuperado. E dizer que o espaço foi decorado pelo famoso designer de interiores Lázaro Rosa-Violán é redutor.

palacete histórico séx. XIX

O histórico edifício do nº 193 da Avenida da Liberdade é agora a morada da nova flagship store da Massimo Dutti.

Foi ele o responsável por todo o projeto arquitetónico. Na realidade, o processo de coordenação da loja foi “feito totalmente ao contrário”, explica-nos Pedro Vidigal, diretor de comunicação do grupo Inditex, do qual faz parte a Massimo Dutti. Ou seja, a distribuição da colecção e das peças ao longo do espaço foi feita a pensar nas salas idealizadas pelo designer e não o contrário, como é habitual. O projeto do decorador-arquiteto catalão, também autor do espaço JNcQUOI, na mesma Avenida da Liberdade, foi o ponto de partida para construir o espaço.

“Convidámos pela primeira vez um artista modernos a intervir diretamente num espaço da marca. Não existe nenhum conceito de loja assim da Massimo Dutti, ou de outra marca do grupo, em todo o mundo”, adianta o responsável. Talvez seja por isso mesmo que Lázaro se diz “pintor, viajante e criador de atmosferas”, muito mais do que designer de interiores ou arquiteto.

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Um dos esboços do espaço projetado por Lázaro Rosa-Violán.

Uma casa, diferentes atmosferas

Percebemos porquê imediatamente quando entramos. A loja distribui-se por salas temáticas, cada uma com o seu mood. Os objetos de decoração marcam cada ambiente e convivem com as peças de roupa e acessórios da marca, que ali ganham outra vida.

Muito por culpa também da iluminação e dos majestosos candeeiros, pensados pelo atelier Anoche para conseguirmos distinguir, sem esforço, a diferença entre um fato azul escuro e um preto, por exemplo. A iluminação é também um dos pontos mais ecoeficientes desta flagship store, que consume menos 30% de energia elétrica face às lojas tradicionais.

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O piso de senhora, com os tetos restaurados e pintados à mão.

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A sala onde se destaca o serviço de personal tailoring.

A escadaria que leva ao piso 1, dedicado às coleções de homem.

Ao longo dos três pisos vai encontrar as coleções de senhora, homem e acessórios. E parece que estamos a passear pelas divisões de uma casa, ou melhor, de um palacete, entre a biblioteca, a sala da lareira ou o closet de acessórios e roupa interior.

No piso -1, descobrimos uma pequena sala dedicada somente à perfumaria, mais uma vez, com uma decoração muito particular – era a antiga cozinha da casa. E uma outra dedicada à roupa interior masculina, no piso de homem (1) forrada a cortiça, um símbolo tão nacional.

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A zona de perfumaria localiza-se naquela que era a antiga cozinha do palacete.

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A sala forrada a cortiça dedicada à roupa interior e acessórios masculinos

No piso 0, também de senhora, vale a pena perder tempo a contemplar o chão de madeira e o teto restaurados e pintados à mão, num ambiente inspirado nos anos 20. A sala da noite, por exemplo, dedica-se à coleção casual de homem, com as paredes negras. A sala flores inclui um papel de parede florido e mostra a coleção feminina de edição limitada. E a biblioteca, que funciona também como ponto de caixa para pagamento, inclui um corner da editora Taschen, com livros de moda, design, viagens, entre outros.

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A sala flores, dedicada à coleção de edição limitada.

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A sala da lareira, também dedicada à coleção de senhora.

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A biblioteca e corner da editora alemã Taschen.

Tecnologia vanguardista muito humana

Apesar de a flagship store estar equipada com tecnologia avançada, a componente humana é de extrema importância. Uma das responsáveis da marca espanhola conta que a equipa de staff inclui cerca de 50 pessoas, cada uma com um papel muito específico.

Os provadores são interativos e de lá é difícil sair sem aquilo que procuramos. Para pedir a peça que pretendemos noutro tamanho, basta tocar no tablet afixado à parede. E se precisarmos de uma opinião profissional para conjugar aquelas calças de bombazina, uma personal shopper (serviço gratuito que também funciona por marcação) chegará para ajudar.

O magic mirror deverá ser o gadget favorito de quem gosta de passear pelas lojas mas comprar online. Este espelho inteligente permite selecionar o que queremos ver, percorrer os lookbooks da marca e aceder à informação de qualquer peça. Basta para isso aproximar o código de barras ao espelho.

No piso -1 vai encontrar uma zona perto dos provadores e do magic mirror onde apetece ficar.

Este código permite ainda ser lido pela app móvel da Massimo Dutti. Depois de escolhidas as peças que queremos levar, basta fazer um scan com o telemóvel, adicioná-las ao carrinho de compras, pagar e esperar pelas novas aquisições em casa.

A experiência de compra passa para um outro nível, pela tecnologia à disposição aliada à envolvência do espaço, que é única.

Morada: Avenida da Liberdade, 193, Lisboa
Horário: todos os dia, das 10h às 20h.


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