© Carolina de Almeida
Há uma nova flagship store para descobrir em Lisboa. E vale mesmo a pena

Há uma nova flagship store para descobrir em Lisboa. E vale mesmo a pena

É um palacete histórico do séc. XIX de três andares, com tecnologia de ponta e quer proporcionar uma experiência de compra inesquecível. A Massimo Dutti acaba de se instalar na Avenida da Liberdade com um espaço que vai muito para além de uma simples loja de roupa.

Por Nov. 16. 2018

Tem um espelho mágico que permite aceder a toda a coleção da marca, exista ou não na loja, provadores interativos, serviços de alfaiataria e personal shopper gratuitos e um corner da icónica Taschen. O conceito da flagship store da Massimo Dutti, que abre ao público este sábado, 17, é uma estreia mundial. E ainda bem que escolheram Portugal para o fazer.

A tecnologia impressiona, mas foi a vertente arquitetónica que mais suspiros nos arrancou. Falamos de um palacete romântico de final do século XIX totalmente recuperado. E dizer que o espaço foi decorado pelo famoso designer de interiores Lázaro Rosa-Violán é redutor.

O histórico edifício do nº 193 da Avenida da Liberdade é agora a morada da nova flagship store da Massimo Dutti.

Foi ele o responsável por todo o projeto arquitetónico. Na realidade, o processo de coordenação da loja foi “feito totalmente ao contrário”, explica-nos Pedro Vidigal, diretor de comunicação do grupo Inditex, do qual faz parte a Massimo Dutti. Ou seja, a distribuição da colecção e das peças ao longo do espaço foi feita a pensar nas salas idealizadas pelo designer e não o contrário, como é habitual. O projeto do decorador-arquiteto catalão, também autor do espaço JNcQUOI, na mesma Avenida da Liberdade, foi o ponto de partida para construir o espaço.

“Convidámos pela primeira vez um artista modernos a intervir diretamente num espaço da marca. Não existe nenhum conceito de loja assim da Massimo Dutti, ou de outra marca do grupo, em todo o mundo”, adianta o responsável. Talvez seja por isso mesmo que Lázaro se diz “pintor, viajante e criador de atmosferas”, muito mais do que designer de interiores ou arquiteto.

Um dos esboços do espaço projetado por Lázaro Rosa-Violán.

Uma casa, diferentes atmosferas

Percebemos porquê imediatamente quando entramos. A loja distribui-se por salas temáticas, cada uma com o seu mood. Os objetos de decoração marcam cada ambiente e convivem com as peças de roupa e acessórios da marca, que ali ganham outra vida.

Muito por culpa também da iluminação e dos majestosos candeeiros, pensados pelo atelier Anoche para conseguirmos distinguir, sem esforço, a diferença entre um fato azul escuro e um preto, por exemplo. A iluminação é também um dos pontos mais ecoeficientes desta flagship store, que consume menos 30% de energia elétrica face às lojas tradicionais.

O piso de senhora, com os tetos restaurados e pintados à mão.

A sala onde se destaca o serviço de personal tailoring.

A escadaria que leva ao piso 1, dedicado às coleções de homem.

Ao longo dos três pisos vai encontrar as coleções de senhora, homem e acessórios. E parece que estamos a passear pelas divisões de uma casa, ou melhor, de um palacete, entre a biblioteca, a sala da lareira ou o closet de acessórios e roupa interior.

No piso -1, descobrimos uma pequena sala dedicada somente à perfumaria, mais uma vez, com uma decoração muito particular – era a antiga cozinha da casa. E uma outra dedicada à roupa interior masculina, no piso de homem (1) forrada a cortiça, um símbolo tão nacional.

A zona de perfumaria localiza-se naquela que era a antiga cozinha do palacete.

A sala forrada a cortiça dedicada à roupa interior e acessórios masculinos

No piso 0, também de senhora, vale a pena perder tempo a contemplar o chão de madeira e o teto restaurados e pintados à mão, num ambiente inspirado nos anos 20. A sala da noite, por exemplo, dedica-se à coleção casual de homem, com as paredes negras. A sala flores inclui um papel de parede florido e mostra a coleção feminina de edição limitada. E a biblioteca, que funciona também como ponto de caixa para pagamento, inclui um corner da editora Taschen, com livros de moda, design, viagens, entre outros.

A sala flores, dedicada à coleção de edição limitada.

A sala da lareira, também dedicada à coleção de senhora.

A biblioteca e corner da editora alemã Taschen.

Tecnologia vanguardista muito humana

Apesar de a flagship store estar equipada com tecnologia avançada, a componente humana é de extrema importância. Uma das responsáveis da marca espanhola conta que a equipa de staff inclui cerca de 50 pessoas, cada uma com um papel muito específico.

Os provadores são interativos e de lá é difícil sair sem aquilo que procuramos. Para pedir a peça que pretendemos noutro tamanho, basta tocar no tablet afixado à parede. E se precisarmos de uma opinião profissional para conjugar aquelas calças de bombazina, uma personal shopper (serviço gratuito que também funciona por marcação) chegará para ajudar.

O magic mirror deverá ser o gadget favorito de quem gosta de passear pelas lojas mas comprar online. Este espelho inteligente permite selecionar o que queremos ver, percorrer os lookbooks da marca e aceder à informação de qualquer peça. Basta para isso aproximar o código de barras ao espelho.

No piso -1 vai encontrar uma zona perto dos provadores e do magic mirror onde apetece ficar.

Este código permite ainda ser lido pela app móvel da Massimo Dutti. Depois de escolhidas as peças que queremos levar, basta fazer um scan com o telemóvel, adicioná-las ao carrinho de compras, pagar e esperar pelas novas aquisições em casa.

A experiência de compra passa para um outro nível, pela tecnologia à disposição aliada à envolvência do espaço, que é única.

Morada: Avenida da Liberdade, 193, Lisboa
Horário: todos os dia, das 10h às 20h.


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