Pode-se pensar que os bonés são coisa de homem, mas não. Se há uns anos esta era a premissa, agora está totalmente ultrapassada. A Guapa vem provar isto. Aliás, vem provar muito mais. Esta marca, criada por dois amigos, Tom Williams, de 30 anos, e Fábio Gião, de 29, foi desenvolvida em Inglaterra, em 2015. A marca chegou agora a Portugal com novas ideias e produtos.
Entre os novos produtos está uma coleção de bonés com diferentes palas movíveis (ao todo estão 50 disponíveis), feitas em bambu, resina e com outros materiais mais convencionais. Os novos produtos seguem, claro, o conceito da marca. Esta assenta numa visão simples, mas de extrema relevância para o ambiente.
De onde surgiu a Guapa?
Os dois responsáveis inspiraram-se no seu próprio background – muito ligado a desportos, como surf, skate e snowboard – para criarem um conceito à volta de materiais naturais e ecológicos. A madeira laminada, por exemplo, é utilizada em muitas destas atividades desportivas e aparece agora nas palas destes bonés. O bambu juntou-se à família e é um dos materiais de excelência a ser implementado nesta coleção.
Os bonés são unissexo, mas os responsáveis lançaram várias cores que, por norma, são mais apreciadas por mulheres. São elas o rosa, o azul-bebé, a ganga ou o caqui. No entanto, não há divisão de género e é, por isso, uma marca para todos.
Mas, atenção, porque a Guapa não vende só bonés. Na loja online é também possível encontrar t-shirts, gorros e até bicicletas.
É uma marca jovem, descontraída e o mundo é a sua principal inspiração – não fosse a produção feita em países como o Vietname, por exemplo, para terem acesso aos melhores materiais. A Saber Viver falou com um dos responsáveis, Fábio Gião, que falou sobre a marca.
Quando é que surgiu a Guapa? Como se conheceram?
A Guapa foi fundada pelo Tom Williams e teve inicio em 2015, com o desenvolvimento de protótipos. Juntei-me ao Tom como “business partner”, no final de 2016, para elevarmos o que até então era pouco mais do que um projecto para um marca de acessórios com alcance global. O Tom e eu estudávamos juntos na Universidade de Bath (Reino Unido).
Como surgiu a ideia de criar a Guapa?
A ideia de criar uma marca ligada à cultura da aventura, de desporto e de experiências ao ar livre e viagens, remonta aos tempos em que o Tom e eu estudávamos juntos na Universidade de Bath, no Reino Unido. Em Portugal, estamos a lançar oficialmente a marca neste momento.
Qual é o seu conceito?
A Guapa é uma marca de acessórios e não só, que vive da paixão dos seus criadores pelos elementos da natureza, pela inovação e pelo desejo de criar produtos originais, com um design esteticamente agradável e diferenciado. Foi criada a pensar num público jovem, dinâmico e amante das atividades do exterior. Um público exigente, que não se contenta com um produto vulgar e que valoriza o conforto, aliado ao design e à inovação.
As palas são feitas em bambu. Porquê o uso deste material?
Escolhemos o bambu por se tratar de um material que conjuga os factores ecológicos que procurávamos e os elementos técnicos perfeitos para criar produtos ecologicamente sustentáveis aos mais altos padrões de qualidade exigidos pela indústria para produtos de alta gama.
Onde é feita a produção?
O design de todos os produtos é feito na Europa pelo Tom e o local de produção pode variar em função do produto. A nova colecção de bonés é produzida no Vietname. Quanto às bicicletas, estamos a estudar a implementação de uma linha de montagem em Portugal.
Encomendam para outros países? Já podemos encontrar a Guapa em espaços físicos?
O nosso canal de vendas privilegiado é o nosso website. Atualmente, vendemos para todo o mundo através da nossa loja online. Em loja já estamos presentes em França, Reino Unido, Espanha, República Checa, Alemanha, Vietname, Bélgica e Holanda. Nos próximos meses tencionamos expandir a nossa presença em loja para os EUA e Ásia (nomeadamente Japão e Taiwan). Em Portugal também já estamos em algumas lojas, nomeadamente:
• Janga International Store (Baleal)
• Heyday Authenthic Store (Ericeira)
• Grua (Matosinhos)
• Backdoor Shop (Espinho)
• VianaSurf (Viana do Castelo)
Quanto é que custam as palas amovíveis? Existem diferentes cores e padrões?
Cada pala custa entre os 10€ a 15€. Existem cerca de 50 palas diferentes por onde escolher, entre palas de bambu, de resina e as mais convencionais.
Que planos têm para a marca?
Queremos lançar uma série de novos acessórios ao longo dos próximos tempos:
• (Natal 2017) Capas para portáteis (resistentes ao choque e à agua)
• (Verão 2018) Mochilas (resistentes ao choque e à agua)
• (Verão 2018) Óculos de Sol (feitos de materiais ecológicos e reciclados)
• (Natal 2018) Bicicletas de bambu
Todos estes produtos terão por base matérias-primas naturais e ecológicas, como o plástico reciclado e o bambu de origem certificada.
Os vossos bonés são unissexo. Vêem as mulheres a usar mais este acessório? Ou ainda acham que é mais visto para homens?
Os bonés femininos estão claramente na moda e estão a tornar-se um objecto inevitável no guarda-roupa de uma mulher moderna e citadina.
Blue Volley Cap
Guapa, 50,57€
White Volley Cap
Guapa, brevemente
Khaki Volley Cap
Guapa, 31,32€ (antes era 44,75€)
Denim Volley Cap
Guapa, brevemente
White Volley Cap
Guapa, 27,96€ (antes era 44,75€)
O que achou da Guapa? Qual é o seu modelo favorito? Veja ainda as peças que nunca passam de moda.