Guapa: troque a pala destes bonés e tenha um diferente todos os dias

Guapa: troque a pala destes bonés e tenha um diferente todos os dias

O ADN é britânico e português e ainda há genes ecológicos envolvidos. A Guapa é uma marca de bonés unissexo e tem sempre a natureza como pano de fundo nas suas criações. Conheça esta marca.

Por Jul. 31. 2017

Pode-se pensar que os bonés são coisa de homem, mas não. Se há uns anos esta era a premissa, agora está totalmente ultrapassada. A Guapa vem provar isto. Aliás, vem provar muito mais. Esta marca, criada por dois amigos, Tom Williams, de 30 anos, e Fábio Gião, de 29, foi desenvolvida em Inglaterra, em 2015. A marca chegou agora a Portugal com novas ideias e produtos.

Entre os novos produtos está uma coleção de bonés com diferentes palas movíveis (ao todo estão 50 disponíveis), feitas em bambu, resina e com outros materiais mais convencionais. Os novos produtos seguem, claro, o conceito da marca. Esta assenta numa visão simples, mas de extrema relevância para o ambiente.

De onde surgiu a Guapa?

Os dois responsáveis inspiraram-se no seu próprio background – muito ligado a desportos, como surf, skate e snowboard – para criarem um conceito à volta de materiais naturais e ecológicos. A madeira laminada, por exemplo, é utilizada em muitas destas atividades desportivas e aparece agora nas palas destes bonés. O bambu juntou-se à família e é um dos materiais de excelência a ser implementado nesta coleção.

Os bonés são unissexo, mas os responsáveis lançaram várias cores que, por norma, são mais apreciadas por mulheres. São elas o rosa, o azul-bebé, a ganga ou o caqui. No entanto, não há divisão de género e é, por isso, uma marca para todos.

Mas, atenção, porque a Guapa não vende só bonés. Na loja online é também possível encontrar t-shirts, gorros e até bicicletas.

É uma marca jovem, descontraída e o mundo é a sua principal inspiração – não fosse a produção feita em países como o Vietname, por exemplo, para terem acesso aos melhores materiais. A Saber Viver falou com um dos responsáveis, Fábio Gião, que falou sobre a marca.

Quando é que surgiu a Guapa? Como se conheceram?

A Guapa foi fundada pelo Tom Williams e teve inicio em 2015, com o desenvolvimento de protótipos. Juntei-me ao Tom como “business partner”, no final de 2016, para elevarmos o que até então era pouco mais do que um projecto para um marca de acessórios com alcance global. O Tom e eu estudávamos juntos na Universidade de Bath (Reino Unido).

Como surgiu a ideia de criar a Guapa?

A ideia de criar uma marca ligada à cultura da aventura, de desporto e de experiências ao ar livre e viagens, remonta aos tempos em que o Tom e eu estudávamos juntos na Universidade de Bath, no Reino Unido. Em Portugal, estamos a lançar oficialmente a marca neste momento.

Qual é o seu conceito?

A Guapa é uma marca de acessórios e não só, que vive da paixão dos seus criadores pelos elementos da natureza, pela inovação e pelo desejo de criar produtos originais, com um design esteticamente agradável e diferenciado. Foi criada a pensar num público jovem, dinâmico e amante das atividades do exterior. Um público exigente, que não se contenta com um produto vulgar e que valoriza o conforto, aliado ao design e à inovação.

As palas são feitas em bambu. Porquê o uso deste material?

Escolhemos o bambu por se tratar de um material que conjuga os factores ecológicos que procurávamos e os elementos técnicos perfeitos para criar produtos ecologicamente sustentáveis aos mais altos padrões de qualidade exigidos pela indústria para produtos de alta gama.

 

Os responsáveis investigaram sobre os materiais usados em desportos como surf, ski e snowboard para criarem as bicicletas.

Onde é feita a produção?

O design de todos os produtos é feito na Europa pelo Tom e o local de produção pode variar em função do produto. A nova colecção de bonés é produzida no Vietname. Quanto às bicicletas, estamos a estudar a implementação de uma linha de montagem em Portugal.

Encomendam para outros países? Já podemos encontrar a Guapa em espaços físicos?

O nosso canal de vendas privilegiado é o nosso website. Atualmente, vendemos para todo o mundo através da nossa loja online. Em loja já estamos presentes em França, Reino Unido, Espanha, República Checa, Alemanha, Vietname, Bélgica e Holanda. Nos próximos meses tencionamos expandir a nossa presença em loja para os EUA e Ásia (nomeadamente Japão e Taiwan). Em Portugal também já estamos em algumas lojas, nomeadamente:

Janga International Store (Baleal)

Heyday Authenthic Store (Ericeira)

Grua (Matosinhos)

Backdoor Shop (Espinho)

VianaSurf (Viana do Castelo)

Quanto é que custam as palas amovíveis? Existem diferentes cores e padrões?

Cada pala custa entre os 10€ a 15€. Existem cerca de 50 palas diferentes por onde escolher, entre palas de bambu, de resina e as mais convencionais.

Que planos têm para a marca?

Queremos lançar uma série de novos acessórios ao longo dos próximos tempos:

 (Natal 2017) Capas para portáteis (resistentes ao choque e à agua)

 (Verão 2018) Mochilas (resistentes ao choque e à agua)

 (Verão 2018) Óculos de Sol (feitos de materiais ecológicos e reciclados)

 (Natal 2018) Bicicletas de bambu

Todos estes produtos terão por base matérias-primas naturais e ecológicas, como o plástico reciclado e o bambu de origem certificada.

Os vossos bonés são unissexo. Vêem as mulheres a usar mais este acessório? Ou ainda acham que é mais visto para homens?

Os bonés femininos estão claramente na moda e estão a tornar-se um objecto inevitável no guarda-roupa de uma mulher moderna e citadina.

 

Blue Volley Cap
Guapa, 50,57€


 

White Volley Cap
Guapa, brevemente


 

Khaki Volley Cap
Guapa, 31,32€ (antes era 44,75€)


Denim Volley Cap
Guapa, brevemente


White Volley Cap
Guapa, 27,96€ (antes era 44,75€)


O que achou da Guapa? Qual é o seu modelo favorito? Veja ainda as peças que nunca passam de moda.

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