© D.R.
Sabia que já existem joias de vinagre? Esta é a primeira linha do mundo

Sabia que já existem joias de vinagre? Esta é a primeira linha do mundo

A Vinagre Cristal lançou uma linha de joias totalmente diferente do habitual. Porquê? Porque são feitas com o próprio vinagre da marca! As mães são as grandes homenageadas nesta coleção.

Mai. 10. 2022
Em parceria com:

Já são muitas as técnicas exploradas no mundo da joalharia, mas talvez nada parecido com o que vamos apresentar de seguida. Esta é uma ideia que junta elegância, originalidade e qualidade num conjunto de peças que sofreram um processo muito próprio até ganharam vida.

Uma coisa sabemos: a joalharia portuguesa está viva e de muita boa saúde. Segundo um estudo da Deloitte para a AORP, entre 2017 e 2019, o setor da joalharia registou um crescimento de 17% em volume de negócio e um aumento nas exportações de 23% de 2015 a 2019.

Embora a pandemia tenha desacelerado esta evolução, a verdade é que a criatividade dos criadores nacionais não esmoreceu.

O mercado tem acompanhado o trabalho desenvolvido pelos designers de joias e têm surgido ideias que merecem o reconhecimento do País. Como esta!

Tudo nasce de um processo natural onde o vinagre entra em contato com uma pedra e a transforma em cristais únicos e preciosos – Tania Gil, joalheira

A Cristal, marca de vinagres 100% portuguesa, desafiou a joalheira Tania Gil a criar um conjunto de joias feitas com vinagre. O conceito é “Mãe do Vinagre” e nasceu no passado Dia da Mãe para homenagear o processo natural e a criação dos seus produtos que tem mesmo uma substância chamada mãe do vinagre – e é dela que nascem todos os vinagres.

“Tudo nasce de um processo natural onde o vinagre entra em contato com uma pedra e a transforma em cristais únicos e preciosos, tal e qual as mães. Fiquei muito feliz por poder abraçar este desafio tão bonito”, diz a designer.

Este é o produto que está na mesa de todos os portugueses, mas que, como as pesquisas indicam, o público vê-o apenas como um produto funcional, em que a marca e a qualidade não são reconhecidas.

Foi este o ponto de partida para que a Cristal lançasse esta ideia original e diferenciadora do que já existe no mercado. Desta forma, Tania Gil, com mais de 15 anos de experiência em joias inspiradas na Natureza e também na Costa Alentejana, um dos seus refúgios (onde encontra tranquilidade, longe de Lisboa, onde trabalha), criou um conjunto de peças que nascem de um processo natural onde o vinagre entra em contato com uma pedra e, com o passar do tempo, nascem cristais.

Daqui nasceu uma linha com formato de gota que representa o momento em que o vinagre toca na pedra e faz nascer os tais cristais usados nas joias.

Nesta celebração do Dia da Mãe, foram várias as personalidades que surpreenderam as suas mães com joias criadas especialmente para elas ou, então, foram elas mesmas surpreendidas pelas próprias filhas. É o caso de Henrique Sá Pessoa, Inês Castel Branco, Marta Caras Lindas, Mariana Seara Cardoso e Bárbara Norton de Mantos!

Fique ainda atenta porque durante o mês de maio serão divulgados minidocumentários sobre o processo científico, artístico e também humano da coleção, sendo que já pode ver o primeiro na página de Instagram da Cristal.

Com mais de 125 anos de história, a Cristal é a marca líder de vinagres em Portugal. Está ligada ao nascimento do produto no País e reforça essa relação em cada garrafa com uma produção 100% portuguesa e com energia 100% verde.

Mais sobre branded , joias