
Neste regresso às aulas e à rotina fala-se de sustentabilidade (e são estas a tendências de moda)
A preocupação com o meio ambiente não é de agora, mas é para se manter. Neste ano letivo, o regresso às aulas é feito com novas tendências, novas peças de roupas, mas também com a sustentabilidade como palavra de ordem. A Levi’s® explica como.
Sabia que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo? Segundo o site Good On You, dedicado às temáticas da sustentabilidade têxtil, são gastos cerca de 2700 litros de água para fazer uma simples T-shirt de algodão.
Além disto, o próprio algodão tem substâncias tóxicas e o tingimento das roupas contribui para 20% da poluição industrial das águas.
Embora as marcas de fast fashion sejam atrativas – tanto pela rapidez na chegada de novas peças às lojas, como pelos preços acessíveis para a maioria da população – repensar a forma como consumimos está no topo das prioridades para mudar o mundo, o quanto antes.
A solução? Estarmos atentos ao lançamento de coleções amigas do ambiente, que controlem a pegada ecológica, e que, claro, sigam as mais recentes tendências de moda.
Pode parecer, mas não é difícil. Por exemplo, neste regresso às aulas, a coleção Levi’s® Red Tab é a coleção mais sustentável de sempre da marca por várias razões. Entre elas destacam-se: o uso de materiais naturais, como o cânhamo suavizado, que requer menos água no cultivo, na extração da fibra e na produção do tecido, e que, por sua vez, é mais ecológico do que o algodão tradicional; o poliéster reciclado, através da reciclagem de garrafas PET (garrafas de plástico ou feitas com politereftalato de etileno); e a finalização de peças com lavagens Water<less™, que envolvem muito menor consumo de água.
Por outro lado, o sentido estético da marca não foi descurado. Neste regresso às aulas, as tendências de moda e a sustentabilidade andam de mãos dadas e o resultado é uma coleção que não pôs de parte a produção consciente.
As grandes tendências deste outono-inverno são:
• As novas Levi’s® High Loose para mulher e as Levi’s® Stay loose para homem (as primeiras feitas com cânhamo suavizado), um modelo de corte reto, direito e largo, ultra confortáveis para o dia a dia.
• Os Puffer Jackets, o modelo de casaco mais usado nos últimos invernos volta a estar nas principais tendências. É casual, tendência de streetwear e combina com os looks mais descontraídos.
• As malhas polares, quentes e confortáveis. Ainda pode parecer que o inverno está longe, mas estes tipos de malhas são essenciais para o frio.
• Os Sherpa Truckers, também eles quentes e aconchegantes. Já são um clássico da marca: um casaco de ganga com pelo por dentro que ninguém vai querer dispensar na estação fria.
É ainda importante referir que as partes de cima, o calçado e os acessórios, foram feitos não só a partir de poliéster proveniente de garrafas PET recicladas, mas também de outros tecidos como o Tencel™ Lyocell e EcoVero, desenvolvidos através da polpa de madeira de eucalipto e abeto e algumas peças foram também feitas a partir de algodão reciclado.
Para ilustrar toda a preocupação da geração mais jovem por estas temáticas ligadas à ecologia, a campanha inclui alguns influenciadores digitais para os mais novos se inspirarem a criar looks.
João Jonas, Maria Miguel, Rita Mota, Gabriel Gozzer e Simão Baptista foram alguns dos nomes escolhidos para participarem na campanha Levi’s® Red Tab.
Em baixo, mostramos-lhe algumas das peças desta coleção, perfeitas para o regresso às aulas este ano.
As peças a investir
Conheça a coleção completa em Levis.pt e esteja atenta às novidades da marca através do Instagram da Levi’s.