© ModaLisboa
10 looks da ModaLisboa que queremos já no nosso guarda-roupa

10 looks da ModaLisboa que queremos já no nosso guarda-roupa

Fomos, assistimos e decidimos. Se pudéssemos, muitos destes looks já estariam no armário lá de casa, prontos a serem usados. Por agora, limitamo-nos a esperar que eles cheguem às lojas dos criadores portugueses.

Por Out. 16. 2018

O evento dedicado à moda portuguesa chegou ao fim e deixou-nos as principais tendências de primavera-verão de 2019. A Saber Viver esteve na 51.ª edição da ModaLisboa e fez o top 10 dos looks que gostávamos que voassem diretamente para o nosso guarda-roupa.

Transparências, vestidos fluídos, fatos, entre muitas outras peças entram na lista que partilhamos agora consigo.

10 looks da ModaLisboa que podíamos (e queremos) usar já

Casaco de ganga, Alexandra Moura

© Thinkstock

 

A menina da cidade vai de férias para a casa da avó na Aldeia e leva padrões, tweed, tule, denim e outros pormenores nas roupas. As heranças são reforçadas em “Heirloom”, a coleção de Alexandra Moura que marcou o regresso à ModaLisboa.

Destacamos este casaco com os laços nos ombros, icónicos da designer, que podíamos usar já, já.


Calças subidas, Carolina Machado

© Thinkstock

 

Recuamos aos anos 50 de Cuba para celebrar “Trópico”, a coleção de Carolina Machado que trouxe cores quentes, alegres, daquelas que nos fazem ansiar pela primavera. Estas calças subidas, com botões na diagonal, fazem qualquer silhueta parecer elegante, por isso, querem saltar para o nosso carrinho de compras.


Blazer descontruído, Constança Entrudo

© Thinkstock

 

É uma coleção para todos, literalmente. Não tem género e todas as peças estão ligadas, daí o nome da coleção “Connections”, de Constança Entrudo, inserida na plataforma LAB da ModaLisboa. O elo de ligação são os botões – uma parceria com a joalheira Colomb D’Humieres – que fazem com que “joguemos” com as peças, como um puzzle.

O nosso radar apanhou esta blazer desconstruído, com cores fortes e pastéis, que não conseguiu passar despercebida.


Vestido em seda, Filipe Faísca

© Thinkstock

 

A “Inocência” de Filipe Faísca trouxe Bordados da Madeira em tecidos de tons bege, amarelo e pêssego. Destacamos este vestido longo, em seda, feminino e elegante, que o criador conjugou com umas cowboy boots. Usava?


Gabardina, Gonçalo Peixoto

© Thinkstock

 

Escolhemos a gabardina mas, na verdade, queríamos todo este look no nosso guarda-roupa. É assente no liberalismo feminino que vimos desfilar os rosas, verdes e beges do jovem criador, o qual preparou a primavera para a típica chuva. Casacos com capuz e impermeáveis são as peças-chave que tanta falta nos fazem já nesta estação.


Fato, Kolovrat

© Thinkstock

 

Não é o típico fato clássico, o que torna este conjunto de Kolovrat ideal para quem dispense roupa mais formal. “Passaporte” é o nome da coleção da criadora que nos fez viajar entre degradés e conjugações de padrões e cores vivas.


Vestido com manga oversized, Luís Carvalho

© Thinkstock

 

As cerejas são o mote da coleção primavera-verão de Luís Carvalho, que deu entrada na passerelle da ModaLisboa com coordenados em branco, passando para verdes, azuis, preto e vermelho, até chegarmos ao padrão com cerejas. As propostas de “Cherry” foram apetecíveis, mas este foi o vestido a que não conseguimos oferecer resistência. Cintado, com lapela e com uma manga oversized, como um toque de irreverência.


Vestido brilhante, Dino Alves

© Thinkstock

 

“Tudo o que somos está dentro de nós”. Esta foi a frase que apareceu assim que as luzes se desligaram no desfile de Dino Alves. À descrição do desfile, junta-se a visão de que a moda é o que temos dentro de nós, e não apenas roupa e marca. Sob este tema, o estilista apresentou uma coleção com peças sobrepostas, com manchas de cor, pintadas, transparências, estampados… A nós não nos escapou este vestido dourado, fluído, repleto de feminilidade.

No final, os modelos desfilaram com malas “às costas”, simbolizando a mudança de atelier do criador, que deixa agora a Rua da Madalena, na Baixa, depois de nove anos.


Saia subida assimétrica, Ricardo Andrez

© Thinkstock

 

Um misto de cores, padrões e desenhos divertidos marcaram as propostas de Ricardo Andrez para a próxima estação. Vimos cabeças de aliens em camisolas, letterings espalhados pelos coordenados, macacões com detalhes em metalizado e muito mais. Esta saia assimétrica no fim e de cintura subida fez as nossas delícias, mas a camisa não ficou atrás. A moda é divertida, e aqui está a prova.


Conjunto crop top/calções, Patrick de Pádua

© Thinkstock

 

Há sempre um toque cool nas coleções de Patrick Pádua, apresentadas na ModaLisboa pela plataforma LAB. Este conjunto de blazer, crop top, calções e sapatos de salto alto com meias abriu o desfile e entrou para o nosso top de preferências.


O que achou destas escolhas? Se estiver com vontade de ir às compras, saiba que lojas novas é que tem mesmo de conhecer.

Mais sobre desfiles , tendência