Se não tem uma Dona Rosa de carne e osso, esta é a sua oportunidade de ter uma virtual. A marca é tão portuguesa quanto o nome e quer, acima de tudo, diminuir o tempo das lides domésticas à vida atarefadas dos portugueses.
A ideia de Tomás Noronha e de Rodrigo Ruiz já está em prática e a funcionar na área de Lisboa – do Restelo ao Parque das Nações – e tem como objetivo não só abranger toda a área da Capital, como também chegar ao Porto.
A sua utilização é simples. Através da aplicação consegue agendar as recolhas e entregas de roupa (das 16 horas à meia-noite) e no local que quiser. Os serviços disponíveis incluem lavandaria, engomadoria e limpeza a seco, tudo através da aplicação – disponível para Android e iOS.
Já está a olhar para a pilha de roupa dentro do cesto? Antes de pegar no telemóvel, leia a entrevista com os fundadores da marca e saiba tudo sobre este serviço inovador.
Entrevista a Rodrigo Ruiz e Tomás Noronha
Quem é a Dona Rosa?
A Dona Rosa é o primeiro serviço em Portugal de recolha e entrega de lavandaria, engomadoria e limpeza a seco ao domicílio através de uma app mobile. Os clientes podem adquirir diversos serviços de lavandaria e agendar recolhas e entregas de roupa à hora que quiserem, de onde quiserem e para o horário e local que lhes convier, tudo através da app.
Porque é que decidiram lançar esta app?
A Dona Rosa surge como resposta a uma necessidade na vida dos portugueses, identificada por nós, e do desejo de a resolver: melhorar a qualidade de vida. O que pretendemos é conseguir que as pessoas aproveitem melhor o seu tempo.
Não há nada mais valioso do que o tempo, e a componente digital do serviço Dona Rosa, ao permitir ao cliente organizar-se e programar melhor a sua vida, dá-lhe mais tempo para fazer aquilo que realmente gosta e viver mais e melhor.
Quanto tempo demoraram a construir o projeto?
A ideia surgiu em 2018, e após um ano de trabalho e planeamento, foi lançada a primeira versão da app em soft launch em dezembro de 2019. No final de janeiro de 2020, a app foi lançada para o público, encontrando-se agora em plena atividade.
Quantas pessoas é que trabalham convosco?
Atualmente, a Dona Rosa conta connosco [os 2 fundadores] como membros permanentes, além de vários colaboradores e parceiros pontuais.
Têm um espaço físico próprio para tratarem da roupa?
A roupa dos clientes Dona Rosa é tratada junto dos parceiros da empresa, lavandarias tradicionais de bairro cujos negócios são dinamizados com estas parcerias. Assim, ao confiar a sua roupa à Dona Rosa está a apostar na dinamização dos negócios tradicionais.
Quais são os serviços que têm disponíveis e em quanto tempo é que entregam a roupa aos clientes?
A Dona Rosa disponibiliza os serviços de lavandaria, engomadoria e limpeza a seco, incluindo roupa de casa. Funciona todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 16 horas à meia-noite.
A roupa fica pronta em 48 horas e é entregue ao domicílio, ou noutro local definido pelo cliente, a partir do terceiro dia.
Tanto o dia da recolha da roupa suja como o dia de entrega da roupa lavada podem ser alterados até à meia noite do dia anterior pelo próprio cliente. A equipa da Dona Rosa só irá adiar algum prazo caso algum imprevisto grave surja, e será sempre comunicado ao cliente e acordado um novo prazo.
Há um limite de peças que os clientes possam pedir de uma vez só? E que tipo de peças é que não aceitam?
Não existe limite de peças nem de peso. No entanto, o valor mínimo para o cliente poder agendar uma recolha é de 20€. O custo vai variar consoante o serviço solicitado, o volume da encomenda e a tipologia de roupa a tratar, sendo todos apresentados no momento da encomenda na app.
De momento, a Dona Rosa apenas aceita alguns tipos de roupa, incluindo roupa de casa. A curto prazo pretende alargar a recolha a todo o tipo de roupa. As próximas peças a serem aceites serão tapetes e cortinas. Posteriormente, a empresa também quer passar a aceitar peles.
O que é que acontece se alguma peça ficar danificada?
Assim que a roupa for entregue, o cliente tem várias opções na app através das quais pode entrar em contacto com a equipa Dona Rosa e expor os problemas e dificuldades que encontrem. Os contactos podem ser feitos através de e-mail ou WhatsApp.
A Dona Rosa dispõe também de Livros de Reclamações online.
Como é que veem a evolução da vossa marca? Têm a ambição de chegar a todo o País?
Existe um planeamento de expansão que foi definido no início do projeto. O número de registos no Porto e noutras zonas adjacentes a Lisboa tem superado as expetativas iniciais, o que poderá antecipar a inclusão de novas áreas de abrangência do serviço.
O principal objetivo será estender os serviços Dona Rosa a todo o país e, um dia mais tarde, quem sabe, ir além fronteiras.