A sustentabilidade não é um termo novo, é verdade, mas continua a ser fundamental sensibilizar tanto miúdos como graúdos para a sua importância.
Como resposta às preocupações ambientais que aumentam a cada dia, marcas de beleza e moda apostam no desenvolvimento ecológico, com coleções circulares e cosméticos naturais.
Quer proteger o planeta enquanto cuida de si? Começa estas marcas e iniciativas amigas do ambiente.
Marcas e campanhas sustentáveis a conhecer
Cuidados botânicos
Criada por Mafalda Pinto Leite, a MPL Beauty surgiu porque a fundadora sentia que não encontrava produtos verdadeiramente 100% naturais e biológicos.
Formulados com ativos botânicos de plantas altamente nutritivas, a marca desenvolve cosméticos que promovem uma pele firme, luminosa e saudável.
Os produtores biológicos, a produção sustentável, as fórmulas concentradas e transparentes ou as embalagens recicláveis são outros aspetos positivos a referir.
Sisterhood
Do amor de duas irmãs nasceu a Unii, que garante:
- Ingredientes naturais e biológicos, sem sintéticos ou químicos agressivos;
- Produção nacional e técnicas artesanais;
- Cosméticos zero waste, vegan e cruelty free;
- Embalagens recicladas e recicláveis.
Plantas selvagens
Em junho de 2020, Mariana Santos juntou duas das suas paixões para lançar a Herbes Folles, uma marca de formulação natural inspirada nas propriedades benéficas das ervas daninhas.
Romance natural
A simplicidade da Natureza e os benefícios que cada planta pode ter foram o pontapé de saída para a criação de Catarina Barbosa Skincare.
Localizada em Vila Nova de Milfontes, a marca procura trazer inovação para os cuidados de pele com cosméticos naturais e fórmulas de alto desempenho com texturas surpreendentes.
Cada produto é uma homenagem a mulheres portuguesas que desempenharam um papel importante na história do País.
Mango Visão Sustentável 2030
A Mango decidiu criar uma campanha ecológica concebida com critérios de circularidade, com o objetivo de tornar as suas peças de vestuário mais reutilizáveis e recicláveis.
A primeira coleção surge, então, em formato cápsula, com várias peças confecionadas em denim com cortes inspirados no início dos anos 2000. Toda a linha foi concebida apenas com algodão e sem etiquetas exteriores.
Esta campanha visa promover critérios de modelo circular, com o objetivo de que, até 2030, estes predominem na criação das peças da marca.