O evento é uma celebração da rica herança cultural da região, que destaca materiais regionais, como os bordados e outros elementos tradicionais. Designers e artesãos locais juntam-se para criar peças que unem técnicas ancestrais a tendências contemporâneas, como vimos nas propostas de Patrícia Pinto, ou que incorporam pedaços de madeira e outros elementos naturais nos acessórios, como aconteceu na coleção de Nathan Slate.
Os bordados conhecidos pela delicadeza e complexidade foram reinventados em roupas e acessórios, adicionando-se um detalhe de elegância e história a cada proposta. Além destes elementos, também o vime e o linho foram explorados e integrados nas coleções, reiterando o compromisso do evento com a valorização da cultura e dos recursos locais.
A Moda Madeira não só promoveu a sustentabilidade como proporcionou uma plataforma para os talentos insulares mostrarem o seu trabalho, tanto designers madeirenses como de Cabo Verde e das ilhas Canárias, celebrando a identidade única da ilha da Madeira no cenário da moda.
Bansky português
Estivemos à conversa com o designer que não se mostra e cuja coleção foi eleita a melhor desta edição da Moda Madeira.
A coleção da Void foi eleita a melhor desta edição da Moda Madeira. Qual a importância que este prémio teve para si?
Antes de pensar no prémio, acredito que a importância maior vem da oportunidade que a Moda Madeira nos proporciona a nós, designers, de divulgarmos o nosso trabalho e promovermos a moda e a cultura madeirenses. O reconhecimento desse trabalho por meio de um prémio é gratificante, pois demonstra que a Void está no caminho certo, entregando qualidade técnica, criativa e que agrada ao público.
Nunca aparece no final dos desfiles e a maioria das pessoas não sabe quem desenha a coleção. É o Bansky da moda ou é só tímido?
A filosofia da Void parte precisamente dessa questão, de não existir uma identidade física associada à marca. O seu ADN está literalmente impresso, expresso e refletido nas suas criações, que representam, de facto, a identidade da marca.
O tema deste desfile era Sótão da avó. O que trouxe do sótão para este desfile?
Sótão da avó é uma viagem metafórica ao sótão de qualquer avó. Tendo como inspiração a atmosfera do próprio sótão e dos vários elementos que se podem encontrar ou remeter a ele. É uma celebração do amor e dos namoros à janela dos anos 50, em Portugal.
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Quais são os projetos que tem para o futuro?
A Void é uma marca jovem, em constante desenvolvimento e crescimento. Hoje, a projeção é continuar a criar coleções e projetos associados ao setor da moda, fazendo com que seja possível incluir a moda madeirense no circuito dos grandes desfiles, conquistando o seu próprio espaço.
Onde podemos comprar as peças da Void?
As peças podem ser adquiridas através das redes sociais, no Instagram, e na loja Moda Madeira Pop Up Store, no Centro Comercial São Pedro (R. das Pretas, 88, loja 8, Funchal, Madeira).