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ModaLisboa está de regresso com o tema “Capital”

ModaLisboa está de regresso com o tema “Capital”

O certame volta a preencher o Pátio da Galé de 7 a 9 de março com as novas propostas dos designers portugueses.

Por Fev. 9. 2025

A ModaLisboa, considerada um dos eventos mais importantes da moda nacional, está de volta ao Pátio da Galé com o tema CAPITAL, numa nova edição que questiona, provoca e desafia por saber o seu valor, o seu capital, sob diversos pontos de vista.

“O geográfico — o capital da capital, centro nevrálgico, decisor e decisivo. O criativo — óbvio, pelos seus ativos e códigos conceptuais capazes de pensar a sociedade. O cultural — claro, pela sua contribuição histórica para uma área cada vez mais ativa e consciente. O social e relacional — sim, pelas sinergias, pontes e conexões intersetoriais. O económico — inevitavelmente, por ser a concretização do simbólico e o sustento de um negócio em crescimento. E o humano — sempre, e acima de tudo”, lê-se no comunicado da organização.

A campanha de comunicação, assinada pelo estúdio Graficalismo, começa com uma primeira imagem que serve de prefácio para seis representações simbólicas e materiais da ideia de capital, que serão reveladas ao longo das próximas semanas. Estas personagens, diz a organização, são “pensamentos transformados em esculturas vivas a partir de roupa e têxteis reaproveitados”.

“Uma aglutinação da Moda demasiado rápida, do desperdício demasiado cultivado e de uma sustentabilidade demasiado urgente para falar de inquietações numa linguagem visual vanguardista pós-internet. Pensar o CAPITAL, a partir da capital, é o ponto de partida para desenhar a programação desta ModaLisboa”.

3 dias de eventos

A 7 de março, a Moda Lisboa Capital estreia-se no Centro de Arte Moderna Gulbenkian com atividades desenhadas em colaboração com o CAM, para explorar, a partir dos seus autores, a relação histórica entre Moda e Arte.

Já no MUDE – Museu do Design podemos contar com uma programação de workshops, Fast Talks e Apresentações de Moda em diferentes espaços do edifício, numa conversa contínua entre Design, Património e Comunidade.

E, claro, não podemos esquecer das apresentações de moda, de 7 a 9 de março, com a segunda fase e última fase do concurso Sangue Novo supported by Seaside, e as novas coleções das plataformas Workstation, LAB e Designers consagrados. Serão três dias de desfiles que posicionam a Moda de Autor enquanto solução contra a hegemonia de um sistema colossal e incerto.

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