O segredo já foi exposto há alguns anos: a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo. Os consumidores sabem, as marcas sabem, e desde aí que temos visto algumas alterações na produção e na forma de consumo que prometem fazer mossa na sustentabilidade do planeta.
Em março do ano passado, a Comissão Europeia publicou um novo Plano de Ação para a Economia Circular, com uma estratégia também para os têxteis, a fim de impulsionar a reutilização no setor.
Para que isto resulte, o consumo constante e a produção pouco ecológica seriam dois fatores a sofrerem alterações o quanto antes. Aqui, o papel das marcas tornou-se imprescindível para que estas modificações fossem levadas a sério e para que o futuro se tornasse mais verde para todos.
O esforço tem sido notório e constante. Em setembro deste ano, a Primark foi uma das marcas a reforçar o seu empenho em tornar-se mais amiga do ambiente, com um novo programa de novos compromissos. Através da Primark Cares, uma estratégia de sustentabilidade que pretende reduzir o desperdício no setor da moda, diminuir para metade as emissões de carbono na sua cadeia de valor e melhorar as condições de vida das pessoas que produzem os seus produtos, a marca comprometeu-se a ter sempre um total de peças feitas apenas com materiais sustentáveis Os seus objetivos são claros:
• Reduzir o desperdício e diminuir para metade as emissões de carbono na sua cadeia de valor;
• Toda a roupa ser produzida a partir de materiais reciclados ou de origem mais sustentável até 2030;
• Roupas com maior durabilidade;
• Garantir boas condições de trabalho, assegurando um salário justo para os trabalhadores da cadeia de fornecimento
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O futuro do têxtil
Na verdade, este trabalho da Primark que é agora reforçado, já começou há 10 anos. Hoje em dia, 25% das vendas da marca já são de roupas com materiais reciclados ou de origem sustentável. Aliás, 14% das peças atuais da marca vêm do Programa de Algodão Sustentável. E no futuro, a marca quer fazer mudanças no processo de design para garantir que as roupas possam ser recicladas, a fim de reduzir o desperdício têxtil.
“Tendo em conta a dimensão do nosso negócio, todas as nossas mudanças têm um grande impacto – desde o compromisso de utilização de 100% de algodão sustentável, orgânico ou reciclado, trabalhar lado a lado com os nossos fornecedores para reduzir para metade as emissões de carbono, ou providenciar um salário mais justo a quem produz as nossas roupas”, afirma Nelson Ribeiro, head of sales da Primark Portugal.
O Programa de Algodão Sustentável promete agora dar formação aos agricultores para utilizarem mais práticas agrícolas regenerativas, de forma mais sustentável, usando menos quantidade de água e menos produtos químicos. Também o uso de plástico único será eliminado da sua produção sendo que, até agora, já foram eliminados mais de 500 milhões de itens.
A promessa desta gigante da moda é que os preços não sofrerão alterações, sendo assim possível garantir uma produção ecológica acessível a todos. “A nossa dimensão e escala dão-nos a possibilidade de fazer as mudanças necessárias com os nossos fornecedores para sermos mais sustentáveis, sem aumentar os preços”, garante Nelson Ribeiro.
Desta forma, olhamos para o futuro da moda e do fast fashion de forma um pouco mais sorridente! Tudo começa nas escolhas que fazemos, incluindo na roupa que vestimos. Vamos mudar a nossa forma de consumo?
Veja, em baixo, algumas peças da Primark Cares para este outono-inverno.